Os proprietários de uma livraria ao norte da Inglaterra, que criaram variações do slogan “Keep calm” (“Mantenha a calma”, em tradução livre) e comercializaram cerca de 100 mil cartazes, cartões postais, camisetas e outros produtos, enfrentam problemas com a marca. A livraria, que começou a investir no negócio após encontrar, em 2001, produtos perdidos que faziam referência ao slogan – porém, ser registrar o negócio –, está sendo processada por uma empresa rival, que alega ter o domínio da marca.
Segundo informações do jornal The Guardian, o problema poderá ser resolvido com provas de que o concorrente não foi o primeiro a conseguir uma cópia do material, mesmo sendo o primeiro a registrar a marca. Os advogados da livraria tentarão anular o registro e tornar a frase de domínio público.
O slogan “Keep calm and carry on” faz parte de um cartaz motivacional, de criador desconhecido, produzido pelo Governo do Reino Unido em 1939, durante o início da Segunda Guerra Mundial. Ele seria usado somente se os alemães conseguissem invadir a Grã-Bretanha.