Com um investimento total de R$ 2,5 milhões, captados por meio das leis de incentivos fiscais municipal, estadual e federal, a exposição Tesouros da Terra Santa estará em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) até 2 de novembro. A mostra traz 15 toneladas de achados arqueológicos vindas do Museu de Israel, em Jerusalém, e conta a história da Terra Santa, dos reinados de David e Salomão até o surgimento do cristianismo. “No acervo, há comprovações arqueológicas que remetem a personagens bíblicos e vasos como os usados para a transformação da água em vinho, por exemplo”, diz Andréa Calina, sócia-diretora da Calina Projetos, empresa especializada em consultoria de marketing cultural para empresas e produção de projetos culturais.

A mostra ainda tem materiais audiovisuais que mostram a importância de Jerusalém para as três religiões monoteístas e  diferentes representações de santas ceias, pintadas por diversos artistas.  As crianças terão à disposiçaõ uma sala de contação de história.

Existe a possibilidade de a mostra  ser levada para mais uma cidade brasileira. “A exposição ainda está em período de captação pela Lei Rouanet. Havendo novos patrocinadores, ela será levada para outra cidade”, fala.

Andréa destaca os benefícios alcançados pelos patrocinadores de eventos culturais de grande porte como a exposição que estará no Masp neste mês. “Os destaques são o marketing de relacionamento e a exposição da marca, já que em eventos assim há muita mídia espontânea. Sem contar que, por causa do benefício fiscal, não custa nada para a empresa”, conta Andréa.
A mostra é apresentada por Banco Daycoval e Droga Raia, tem patrocínio de Tintas Coral, CMA e Credit Suisse e apoio de Rede Globo, Globosat, Estadão, CBN e Uol.

A DM9DDB, agência que trabalha probono para o Masp, assina a campanha de divulgação da exposição em São Paulo. A ação é formada por peças para TV, rádio e jornal.

A campanha promocional, assinada pela Publical, ressalta principalmente a parte arqueológica da exposição. Serão distribuídos 500 mil folders e mil cartazes pela cidade, além dos banners no Masp  e de 5 mil catálogos.

Cristiane Marsola