Os executivos que participaram do Seminário Lide, que aconteceu nesta terça-feira (11), em São Paulo, mostram-se cautelosos. Uma pesquisa realizada durante o evento constatou que 17% deles acham que os planos de investimentos de suas empresas estão sendo ampliados, enquanto 23% acreditam que as companhias estão reduzindo os investimentos. Para 60% deles, os recursos continuam os mesmos.

O estudo também mostrou que os impactos no setor de atuação deles já começaram, mas estão moderados para 57% dos pesquisados e já estão intensos para 16% dos que responderam.

Sobre a rentabilidade das companhias, 58% disseram que acredita que serão mantidas, 27% falou que vai diminuir e 15% que vai ampliar. O número é mais otimista que o do mês passado, quando os participantes do fórum responderam que a rentabilidade diminuiria em 42% dos casos, seria mantida para 46% e seria ampliada para 12% deles.

A principal preocupação das empresas é a redução de crédito (67%) e o câmbio estável (45%). Segundo a pesquisa, deve haver demissão em 15% das empresas. O índice é o mesmo para companhias que devem empregar. O quadro de funcionários deve ser mantido em 70% das empresas.