Transformação foi a palavra que melhor resumiu o encontro que abriu os painéis da tarde desta quarta-feira (8) do ENA (Encontro Nacional dos Anunciantes), realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), na capital paulista.
E a transformação em questão diz respeito aos mais variados tipos de mídia que existem atualmente. Para Enzo Devoto, VP de Marketing Personal Care Brasil da Unilever, buscar um equilíbrio entre a mídia tradicional e a mídia digital é um desperdício de tempo.
“A escolha da mídia vai depender, quase sempre, do foco de cada negócio”, afirmou. “Quem ficar tentando equilibrar a escolha vai perder um tempo preciso”, complementou.
Já Guilherme Ribenboim, presidente do Twitter América Latina, garantiu que o momento atual é um momento de aprendizado. Para ele, o importante é complementaridade. “Um exemplo disso é que nós, do Twitter, temos a televisão como parceiros”, disse. “Vocês podem reparar que muitos programas usam a hashtag, isso é um bom exemplo de como os negócios estão acontecendo”, completou.
Outro participante do painel, Julio Zaguini, diretor de relacionamento de agências do Google, disse que escolher entre um canal ou outro é uma ideia que não lhe agrada muito. “Temos que ver onde estão os olhos e os ouvidos dos consumidores”, exemplificou.
INTERATIVIDADE
Rodrigo Andrade, sócio-diretor de negócios e operações da AlmapBBDO, disse que a internet trouxe uma interatividade maior. “Isso nos faz endereçar nossa mensagem pelo canal mais apropriado, seja ele o tradicional ou o digital”, disse.
Ainda de acordo com o executivo da AlmapBBDO, a internet tem também propiciado conhecer melhor os targets. “A gente pode, por exemplo, endereçar uma mensagem para quem mora em Goiânia”, afirmou.