Transformação foi a palavra que melhor resumiu o encontro que abriu os painéis da tarde desta quarta-feira (8) do ENA (Encontro Nacional dos Anunciantes), realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), na capital paulista.

Marçal Neto

E a transformação em questão diz respeito aos mais variados tipos de mídia que existem atualmente. Para Enzo Devoto, VP de Marketing Personal Care Brasil da Unilever, buscar um equilíbrio entre a mídia tradicional e a mídia digital é um desperdício de tempo.

“A escolha da mídia vai depender, quase sempre, do foco de cada negócio”, afirmou. “Quem ficar tentando equilibrar a escolha vai perder um tempo preciso”, complementou.

Já Guilherme Ribenboim, presidente do Twitter América Latina, garantiu que o momento atual é um momento de aprendizado. Para ele, o importante é complementaridade. “Um exemplo disso é que nós, do Twitter, temos a televisão como parceiros”, disse. “Vocês podem reparar que muitos programas usam a hashtag, isso é um bom exemplo de como os negócios estão acontecendo”, completou.

Marçal Neto

Outro participante do painel, Julio Zaguini, diretor de relacionamento de agências do Google, disse que escolher entre um canal ou outro é uma ideia que não lhe agrada muito. “Temos que ver onde estão os olhos e os ouvidos dos consumidores”, exemplificou.

INTERATIVIDADE

Rodrigo Andrade, sócio-diretor de negócios e operações da AlmapBBDO, disse que a internet trouxe uma interatividade maior. “Isso nos faz endereçar nossa mensagem pelo canal mais apropriado, seja ele o tradicional ou o digital”, disse.

Ainda de acordo com o executivo da AlmapBBDO, a internet tem também propiciado conhecer melhor os targets. “A gente pode, por exemplo, endereçar uma mensagem para quem mora em Goiânia”, afirmou.