O Young & Rubicam Brands, que controla a Wunderman e a Y&R no mercado brasileiro ao lado do Grupo Newcomm, anuncia oficialmente nesta tarde (6) o lançamento da Energy. A marca será a sucessora da Dez Brasil, desativada há cerca de um mês.  Além da TAM Viagens, TAM Cargo, below the line da TAM, Asics, Accenture, Shopping Eldorado, SOS Mata Atlântica, Vedacit, Carta Capital e Banco Safra, a Energy anuncia a chegada dos clientes Martini, Neo Química (fabricante de Neosoro), Bacardi, Mabe (maior fabricante de artigos de linha branca da América Latina, com base no México, e com as marcas Dako, GE e a partir deste ano com a nova linha Mabe) e o Moinho Paulista. Os novos negócios impactam o faturamento bruto da Energy em pelo menos R$ 15 milhões. A nova agência também anuncia a contratação de oito profissionais para sustentar a nova operação, entre as quais a executiva Beatriz Queiroz, que deixa a Y&R para ser uma das diretoras de atendimento da Energy. Paulo Guerchfeld e Vitor Knijnik, que vão liderar a Energy, permaneceram com a Dez Brasil durante quatro anos. Eles inauguraram a Dez no Rio Grande do Sul nos anos 90 ao lado dos também sócios Carlos Saul Duque e Mauro Dorfman. Mais tarde resolveram abrir unidade em São Paulo e logo veio a divisão societária. Guerchfeld e Knijnik formalizaram a Dez Brasil, que foi uma espécie de sucessora da Energia Young & Rubicam, e Dorfman e Duque a Dez Propaganda, que manteve sua base em Porto Alegre. “Estamos muito felizes com essa reestruturação. Somos a mais nova marca do grupo WPP”, resumiu Guerchfeld ao propmark.

Paulo Macedo