Um estudo da Buzzmonitor analisou a Natura, Avon e Boticário para entender de que forma elas trabalham as redes
Cada vez mais, as marcas estão adotando uma postura de maior presença nas redes sociais, com estratégias para lançamentos de produtos, parcerias com influenciadores e celebridades e até mesmo se posicionando sobre assuntos que as cabem, como a causa LGBTQIAP+.
Um estudo realizado pela Buzzmonitor analisou três grandes marcas do mercado, sendo elas Natura, Avon e Boticário, para entender de que forma elas trabalham as redes, como são as perfomances desse trabalho e quais são as percepções e os sentimentos dos consumidores brasileiros.
O estudo foi feito entre 05 de junho e 05 de julho, levando em consideração apenas os posts feitos em português.
As redes da Natura
Segundo a análise, quase 20% dos posts feitos pela Natura durante o período analisado eram parcerias com influenciadores digitais. No total, a marca acumulou mais de 34 mil novos seguidores, 46 publicações orgânicas sendo 30 fotos e 16 vídeos.
Durante o período analisado, a Natura registrou um aumento de 33,58% no seu engajamento, quando comparado com os 30 dias anteriores. De acordo com a análise, esse número representa uma média de engajamento de 0,72%.
No Instagram da Natura, os três posts com mais interações neste período foram em vídeos feitos em parceria com influenciadores, incluindo dois casais.
No Facebook, a Natura acumulou mais de 15 mil novos fãs durante os 30 dias e teve um crescimento de 2.661 pessoas.
Nos dias analisados, a marca realizou 31 publicações na rede e teve uma média de engajamento de apenar 0,02%, uma queda de 33,5% comparado com o período anterior.
Ao contrário do Instagram, a preferência do público da Natura no Facebook não está nos influenciadores e sim nos produtos.
Apesar de ser a marca com menos seguidores no Twitter, a Natura foi a que mais fez publicações e teve a maior média de engajamento durante a análise.
No Twitter, assim como no Instagram, os influenciadores também marcaram presença nas postagens com mais interações.
As redes sociais da Avon
Durante o mês de junho, quando é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, a Avon fez várias publicações e parcerias com influenciadores dqa comunidade, fazendo com que esses conteúdos se destacassem nas redes sociais da marca.
No Facebook, a Avon acumulou 21.578.165 fãs e teve um crescimento de 1.634 pessoas durante os 30 dias analisados e, neste período, a marca fez 21 publicações, sendo 10 vídeos, 7 álbuns, 2 fotos e 2 links. O engajamento, no entanto, foi de apenas 0,01, representando uma queda de quase 100% quando comparado com os 30 dias anteriores.
O post com mais interações da Avon na página do Facebook foi o foto de perfil da marca, celebrando o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, seguido por uma campanha de batons com duas influenciadoras e uma foto da dançarina e influencer Brunna Gonçalves e sua esposa, a cantora Ludmilla, na Parada LGBTQUIAP+ de São Paulo.
Já no Instagram, a marca teve um aumento de 2.923 novos seguidores durante os 30 dias estudados. Nesse período, a Avon fez 10 publicações orgânicas no Instagram, todas do tipo foto, e conseguiu um engajamento médio de 0,18, uma queda de 55,35% comparado ao período anterior.
Entre os posts com mais interações no Instagram, o primeiro é uma parceria da marca com o McDonald’s e a influenciadora Sarah Vika Queen; o segundo é um passo a passo de skin care avançado e o terceiro um posts sobre a linha de batons nude com uma foto de duas influenciadoras, Pocah e Mirella.
No Twitter, a Avon acumula 341.218 seguidores e ganhou 1.008 no período estudado. Assim como a Natura, a Avon também fez mais publicações orgânicas na rede social, com 71 posts, sendo 49 respostas, 21 tweets e um retweet.
Dos três posts com mais interações na conta da Avon, dois foram sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e o terceiro uma parceria com a influenciadora e ex-bbb Eslô Marques.
As redes sociais do O Boticário
O Boticário também contou com influenciadores em sua estratégia digital, mas com presença menor que as concorrentes. Na maioria dos seus posts, a empresa trouxe os produtos queridinhos do público, seja em fotos, vídeos ou memes.
No Facebook, O Boticário teve um crescimento de 2.418 fãs no período analisado e foi a marca que mais fez publicações orgânicas na rede social, com 104 posts.
A marca também conquistou o maior engajamento no Facebook entre as três redes de cosméticos, com 1,42, representando um crescimento de 552,9% no engajamento em relação aos 30 dias anteriores. Os picos de engajamento, nos dias 23/06 e 27/06 são também os dias em que a marca realizou mais publicações.
Assim como para Natura, na página do Facebook de O Boticários os três posts com mais interações foram fotos de produtos, dos perfumes Rhea, Acqua Fresca e Malbec X, respectivamente.
Já no Instagram, a conta do O Boticário acumulou 9.435.913 seguidores e foi a marca que mais conquistou público entre os 30 dias, ganhando 52.326 seguidores no período.
No período, a marca realizou 21 publicações orgânicas no Instagram, sendo 11 vídeos e 10 fotos, e conquistou um engajamento médio de 0,68, um crescimento de 18,43% em relação ao período anterior.
O post com mais interações da marca na rede foi um vídeo promovendo a linha Nativa SPA Morango Ruby em parceria com o influenciador Rafael Uccman. Em segundo aparece um vídeo sobre as novidades da linha Glamour. E em terceiro, a volta do perfume Rhea.
Já o Twitter é a rede social em que a marca fez mais posts orgânicos, com 2.171 posts. Desse total, apenas 39 foram tweets feitos pela marca e os outros 2.132 foram respostas da empresa aos usuários.
O Twitter também foi a rede social em que a O Boticário conquistou o maior engajamento médio, com 4,41, apesar de ser a rede social em que acumula menos seguidores, com 198.437 seguidores. Lá, os posts com mais interações foram memes e brincadeiras relacionadas aos produtos e a emojis.