As principais entidades da publicidade do mercado da Paraíba, região nordeste do país – Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda), Sert PB (Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão da Paraíba) e Asserp (Associação das emissoras de rádio e televisão) – se uniram para veicular uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção para a importância de continuar investindo em comunicação inclusive em tempos de crise.
“Diante do cenário de crise em que as empresas estão segurando seus investimentos e reduzindo gastos, buscando soluções para minimizar problemas em seus negócios, decidimos lançar uma campanha que lembra que nos momentos de crise as marcas precisam de mais cuidado. Apesar da Paraíba estar bem posicionada, existem investimentos, decidimos nos posicionar para que o empresário não se retraia e jogue uma pá de cal naquilo que ele tem de mais valioso, que é a marca”, diz Ruy Dantas, presidente da Sinergia Group e há três mandatos membro da diretoria da Abap.
A campanha é assinada pela Sin Comunicação (do Grupo Sinergia) e será lançada oficialmente no início de julho, em João Pessoa, durante um evento com palestra do economista Ricardo Amorim, com foco na economia local. O conceito é “Comunicar é preciso” e constroi, segundo explica Dantas, um dialogo emocional da marca com seu anunciante. Em filme, anúncios, spots, outdoors e busdoors, a marca literalmente envia uma carta ao seu anunciante que indaga o que ele tem feito para que ela continue sendo lembrada. Em revistas, a carta de fato virá dentro de um envelope acoplado ao anúncio.
Em um dos anúncios de jornal, por exemplo, a marca diz: “Nesse mesmo jornal foram escritos capítulos da nossa história. (…) Agora, estamos passando por um momento de dificuldade. Não esqueça de tudo o que construímos. Essa é a hora de mostrar o que tenho de melhor.”
Dantas diz que a intenção é que a campanha impacte diretamente os presidentes das empresas anunciantes. “Marcas levam anos para serem construídas. E podem por conta de uma crise momentânea serem sepultadas. Por isso construímos um diálogo da marca com seus idealizadores”, conclui.