“Localizar e conquistar novos consumidores sempre foi um desafio para as marcas, mas e quanto aos fãs cativos? Será que eles estão recebendo a atenção que merecem?
Para localizar e conquistar novos fãs no meio digital é preciso um trabalho sério de monitoramento aliado a ações de engajamento. O casamento perfeito de opinion mining com content marketing tem tudo para levar sua marca para um público maior (e dentro do target desejado) e converter curiosos em novos clientes, que podem virar seus fãs ativos. Esses indivíduos são os chamados embaixadores de marcas.
É comum nos depararmos com estratégias de marketing digital que focam em novas interações e acabam ignorando o poder de relacionamentos já existentes. E não é difícil entender porque isso acontece. Pergunte a qualquer profissional de marketing qual trabalho o deixará mais empolgado: desenvolver um novo plano de ações voltado para o público ou organizar os dados dos embaixadores? O desafio geralmente está na primeira opção.
Mas embaixadores felizes significam ganhos para as marcas. Pesquisas recentes mostram que amigos e familiares são os maiores influenciadores na hora de uma tomada de decisão de compra. E quando essa influência acontece de maneira orgânica, ou seja, quando uma opinião positiva de um fã chega até outro consumidor sem que ele tenha feito um questionamento, o embaixador torna-se uma ferramenta viva de marketing.
Uma das missões mais importantes que um profissional de marketing digital tem ao administrar um network de embaixadores é se comunicar com eles. E não estamos falando aqui em mandar e-mails para ‘a lista’. É importante criar interações em nível pessoal.
Uma rede de embaixadores de sucesso é construída a partir de uma relação de benefícios mútuos em que a marca e o fã prosperam e estão felizes com a troca que existe entre ambos. É um ambiente de total harmonia que conta com uma comunicação honesta.
O relacionamento entre marcas e fãs pode ser bem parecido com relacionamentos da vida real. Todo mundo tem amigos, melhores amigos e ainda aqueles que são praticamente da família. Da mesma forma, existem aqueles fãs fiéis, os advogados entusiastas das marcas e aqueles que vestem a camisa mesmo. É importante separar quem é quem e estabelecer diretrizes para se comunicar com cada um desses grupos.
O feedback que você consegue por meio de pesquisas, tweets, e-mails ou conversas diretas com seus fãs pode ser usado para guiar melhorias em todas as áreas da sua marca. Ao pedir a ajuda de seus embaixadores para definir um novo logo, desenvolver um novo sabor ou sugerir novos pontos de venda, você envolve nesse processo as pessoas que mais serão atingidas por essas eventuais mudanças.
Qual é a experiência que você está proporcionando aos embaixadores da sua marca? Será que você está dando motivos para que essas pessoas produzam algo além de um tweet falando como você é legal? Marcas que fazem a diferença são aquelas dão aos seus fãs histórias para contar.”
*Analista de métricas e BI da A2ad