Mesmo em tempos de crise, o investimento em comunicação digital deve crescer e a mexida no cenário pode impulsionar ainda mais este número.
Toda crise tem em sua base um estado de incerteza, muita indefinição e, principalmente, desorganização. Pois todo aquele pensamento, que era verdade até então, tende a mudar. As tradicionais fórmulas precisam ser alteradas e os caminhos já não são mais os mesmos. Diante deste cenário, todos apertam o cinto e abrem uma ampla reflexão, principalmente sobre os seus investimentos, em tentar encontrar as oportunidades e entender como buscar seus resultados.
Em 16 anos dentro do mercado de comunicação, reconheço o quanto uma crise é nociva para um setor que é dependente do humor macroeconômico. Nenhuma crise é boa. E nunca será. Mas ela será inevitável nos próximos anos.
Entretanto, a indústria digital deve encarar com firmeza e muita responsabilidade este novo cenário, pois este momento de reflexão pode impulsionar o desenvolvimento da indústria. A comunicação digital deve estar desconectada da crise para entender os problemas de negócio e oferecer soluções para os negócios dos anunciantes.
É um momento de se aproximar ainda mais dos objetivos estratégicos dos anunciantes. Pois o ouvido estará mais preparado para a mudança, para reconhecer o novo. Talvez este sentimento que carrego comigo é o mesmo que 71% das agências e profissionais de comunicação digital levam consigo, o sentimento de que 2015 será um ambiente de negócios melhor do que foi em 2014. Este é um dado de uma pesquisa realizada pela Abradi-SP demonstrando que, mesmo em tempos de crise, o investimento em comunicação digital deve crescer e a mexida no cenário pode impulsionar ainda mais este número.
Outro fator que colabora muito para esta percepção é o momento do consumo de mídia no país e no mundo. Cada vez mais as pessoas veem no digital um começo, um meio e um fim. Uma fonte de pesquisa e entretenimento. O digital deixa de ser uma tendência e passa a ser um comportamento. Uma maneira de se conectar com aquilo que é real. É muito comum dentro da pesquisa de mídia atualmente ter o digital como um dos principais meios em termo de alcance e afinidade.
Para concluir, não estamos falando de um jogo ganho, teremos de trabalhar duro como indústria para consolidar um crescimento, criar grandes ideias sempre pensando em se aproximar mais das discussões estratégicas, entender os problemas para propor soluções, ser ambiciosos, mas manter o foco e com muita desenvoltura para atravessar mais este momento difícil. Vamos fazer isso para que, mesmo diante de tanta incerteza, atravessemos este momento difícil e, lá do outro lado, olhar para trás com a certeza de que fizemos nossa indústria mais forte.
*Sócio e diretor de engajamento da Cappuccino Digital