Shape, rodinhas, rolamentos, parafusos e um par de truck não foram suficientes para que um skatista se sentisse completo. Na década de 1960, a moda deu um empurrãozinho com o surgimento da Vans, focada em oferecer tênis náuticos, totalmente em lona, com solados vulcanizados, extremamente leves e maleáveis. A partir daí, a marca californiana se aperfeiçoou em fabricar produtos cada vez mais comprometidos com o conforto e a mobilidade para os amantes de skate. E, é claro, com uma dose de modernidade e ousadia.
Em 50 anos de história, o duro trabalho, iniciado em 1966 pelos irmãos Paul e James Van Doren, conseguiu resistir ao tempo e permanecer na vanguarda ao longo das décadas. A inauguração de uma modesta loja em Anaheim, nos Estados Unidos, fez nascer a produção do tênis chamado Deck Shoes, hoje o popular Vans Authentic. Na época, a empresa chamou a atenção por ser uma das poucas que produzia e vendia diretamente a um público-alvo específico. Rapidamente, a marca saltou dos tênis comuns para modelos de competição.
Na década de 1970, se popularizou como o “uniforme básico” dos skatistas. Mas quem pensa que a marca se limitou a eles está enganado. Ela foi pioneira dos action sports, atuando também no surf, BMX e snowboard. Além disso, a autenticidade, herança e tradição de Vans foi percebida por outros segmentos e gêneros, como o mercado fashion e o Hip-Hip, elevando a marca a um amplo ambiente de públicos e demografias.
No Brasil, a Vans chegou em 1998 por uma série de licenciadas e distribuidoras locais, explica Scott Basham, diretor de marca no país. Para 2016, a Vans começa a ser gerida pela VF, grupo detentor da marca em todo o mundo. Com isso, ela passará por uma reformulação de sua presença digital no país, com o lançamento de um novo site. “O público brasileiro demonstra uma grande paixão pela Vans e por todo o ambiente que envolve a marca, como a nossa profunda relação com a música, artes e cultura, se transformando em parte do lifestyle dos nossos fãs”.
Os anúncios publicitários se tornaram aliados da marca em meados dos anos 1980, veiculados em meios nichados e revistas especializadas. “A linguagem adotada nessa época reflete em nossa comunicação atual, de forma leve, direta e falando a mesma língua que nossos consumidores”. A campanha que celebra os 50 anos da Vans foi criada in-house na matriz em Cypress, Califórnia. A principal comemoração é por meio do filme Propeller e da House of Vans, hub que chega ao Brasil pela primeira vez e une esportes, arte, música e cultura em um mesmo ambiente.
Outra ação é a reedição de modelos clássicos da trajetória da Vans com as técnicas modernas de construção, como o sitema de amortecimento Ultracrush e os materiais Duracap. “Mesmo trabalhando com silhuetas que estão completando cinco décadas de produção ininterrupta, os modelos da Vans possuem uma atemporalidade que é pouco comum em nosso mercado”, ressalta Basham. “A reinvenção dos modelos da Vans se dá através do desenvolvimento de tecnologias proprietárias que respeitam nossas tradições em design, utilizando os principais ícones da nossa história – como a sola Waffle Sole, o padrão Checkerboard e a listra lateral Sidestripe – em importantes modelos contemporâneos da marca”.