Uma das ilhas de Galápagos, o famoso arquipélago, que é uma das principais riquezas naturais do país

 

Dono de uma combinação geográfica atípica, com vulcões, praias e densas florestas, o Equador lança nesta terça-feira (1º) uma extensa campanha internacional para mudar o cenário do turismo no país. O destino recebeu no ano passado um total de 1,366 milhão de turistas. O governo equatoriano considera o número aquém do potencial do país, casa do famoso arquipélago de Galápagos e eleito o destino mais verde do mundo pela World Travel Awards.

A campanha “All you need is Ecuador” baseada na música “All you need is love”, dos Beatles será lançada simultaneamente em 11 países (Brasil, Alemanha, França, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Peru, México, Argentina, Holanda e México). Com a ação, o objetivo é aumentar em 10% o número de turistas internacionais. No caso do Brasil, a meta é elevar em 20%. Apesar da proximidade geográfica, no ano passado, foram pouco mais de 19,4 mil turistas do país. Esse registro é três vezes menor que o total de visitantes de Peru e Bolívia, por exemplo. “O número de brasileiros ainda é muito pequeno. Quando eles pensam em viajar pela América do Sul, pensam em outros países, mas não cogitam o Equador”, avalia Luiz Wladimir Vargas, cônsul-geral do Equador em São Paulo.

O investimento global é de US$ 20 milhões. Um quinto desse valor será injetado no Brasil, que terá verba de US$ 4 milhões para ativar a ação. A campanha será acompanhada de anúncios em televisão, vias públicas e em digital. A Figer é a agência responsável pela campanha no Brasil. Paralela à ação, o Ministério do Turismo equatoriano tem treinado agências de viagem brasileiras e deu incentivos financeiros, com desconto no combustível, a companhias aéreas, para aumentar o número de voos entre os dois países. A Tame, principal empresa aérea do Equador, hoje opera três voos diretos do Brasil para a capital Quito e três com escala em Lima (Peru).

Com os altos custos envolvidos para assistir aos jogos da Copa do Mundo, Vargas brinca com a possibilidade dos turistas daqui irem aproveitar o Mundial no Equador. “Estamos convidando os brasileiros que não vão poder assistir aos jogos no estádio para que venham curtir no Equador. Esse é um país único, para todos os bolsos”, diz.

Ativação

A ativação da campanha começará às 9h desta terça. Moradores de 19 cidades do mundo, sendo sete delas no Equador, verão enormes letras de seis metros de altura instaladas em parques, praças e outras localidades emblemáticas mundo afora. As letras compõem a frase da campanha.

As palavras que formam “All you need is” serão espalhadas pelas cidades internacionais e as que compõem “Ecuador” serão colocadas em municípios equatorianos. No Brasil, a letra L será colocada no átrio do Shopping Morumbi, em São Paulo. Inicialmente, constava a Avenida Paulista no planejamento da campanha, mas a organização alterou o local. Cada letra terá um QR Code, um endereço de internet e uma hashtag. Ao ler o código, o usuário terá acesso a um site, onde poderá postar fotos e acessar o material enviado por outros usuários de diferentes cidades do mundo.

*atualizado às 13h40