Fluxo, Loud, Furia, INTZ e Team Liquid relembram suas histórias, conquistas e comentam a relação com marcas parceiras
O universo de eSports se consolidou como um gigante, criando uma comunidade fiel, engajada e apaixonada. Naturalmente, também se tornou significativo em um cenário do marketing no Brasil e mundo - que hoje é considerada uma rica indústria, atraindo tanto jogadores quanto marcas patrocinadoras.
Em um mercado repleto de oportunidades, alguns times de eSports se destacam por oferecer uma plataforma para os jogadores alcançarem seu potencial máximo, ao mesmo tempo que se tornam marcas relevantes no mundo do entretenimento e do marketing.
Fluxo
Em um universo competitivo de eSports, surge em 2021 uma organização que buscava transcender as fronteiras do jogo e conquistar fãs. Assim nasce o Fluxo, fundado por dois grandes nomes do cenário brasileiro: Bruno ‘Nobru’ Goes e Lucio ‘Cerol’ dos Santos.
Com raízes na expertise e reputação individual de seus fundadores e um desejo de expandir suas influências, rapidamente o Fluxo se tornou uma potência em ascensão e se estabeleceu como uma força no cenário, conquistando títulos e construindo uma comunidade engajada.
Determinados a escrever um capítulo além do Free Fire, em 2022, o Fluxo anunciou sua entrada no cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive, uma das modalidades mais populares e prestigiadas dos eSports. Esse movimento estratégico solidificou a posição do Fluxo como uma organização versátil.
No fim do mesmo ano, eles entraram no mundo do League of Legends. Essa iniciativa trouxe ao time um novo patamar de visibilidade e os colocou frente a frente com alguns dos maiores talentos do país.
Para além disso, a organização adotou uma abordagem holística, onde a preocupação com a experiência do público é uma prioridade central. Cada conteúdo criado e cada ação executada são meticulosamente planejados para impactar positivamente os fãs e admiradores. Naturalmente, a estratégia trouxe também o interesse de muitos patrocinadores ao decorrer dos anos, como a LG - patrocinadora oficial do Fluxo.
“Quando pensamos nas estratégias de marketing que adotamos sempre temos como foco trazer marcas que conversem com nosso público e que eles se identifiquem com cada uma delas”, conta Jeferson ‘Jefão’ Moreira, diretor de operações do Fluxo
Com um olhar voltado para o futuro, o Fluxo eSports está preparado para deixar sua marca no cenário dos eSports. O Fluxo busca não ser apenas um time, mas uma experiência que transcende as telas e une jogadores.
Loud
Acreditando em um diferencial para chamar a atenção no mercado para inovar no modo de produzir conteúdo dentro dos eSpots, Jean Ortega e Matthew Ho apostaram na criação da Loud.
Com a participação em diversas modalidades e novas frentes de conteúdo, a organização conseguiu alcançar grandes resultados competitivos, como o título mundial de Valorante em 2022, duas conquistas seguidas do CBLOL e o título brasileiro de Free Fire, que impulsionou o crescimento da Loud.
Expertise na criação de conteúdo e uma boa relação com a comunidade foram pilares essenciais para conquistar fãs e construir estratégias para as marcas que queriam entrar no segmento, em especial aquelas com interesse na geração Z.
“A nossa estratégia é fazer o melhor ecossistema possível para nosso público, e com isso, os patrocinadores chegam para impulsionar nossas iniciativas e gerar conversas dentro do nosso universo, sendo muito bem aceitos”, conta Bruno Bittencourt, CEO da Loud. Tal estratégia resultou na parceria com grandes marcas, como Itaú, Mentos, Samsung e mais.
“Hoje contamos com um departamento comercial forte, com profissionais dentro da Loud que cultivam parcerias com agências e diversas marcas. Estamos sempre trabalhando para que as novas parcerias sejam boas para o nosso público e que entendam como gostamos de co criar todas as ativações. Tudo que anunciamos ou associamos com a Loud é visto por todo o cenário é recebido por uma comunidade muito engajada, então não há margem para erro”, acrescenta Bittencourt.
Recentemente, a Loud anunciou uma lineup inclusiva, que quebrou recordes internos de engajamento e foi muito bem recebida pelo cenário. Loud acredita que é essencial trabalhar para ter, cada vez mais, um ambiente diverso na empresa como um todo. “Sabemos o quanto isso é importante para troca de ideias e visões diferentes de mundo, que nos ajudam a enxergar por outra perspectiva e tomar as melhores decisões”, finaliza o CEO.
Furia
A Furia é uma organização de eSports que surgiu no cenário competitivo em agosto de 2017, quando três sócios visionários decidiram unir forças para criar uma equipe de destaque. Jaime Pádua, Cris Guedes e André Akkari (renomado como um dos melhores jogadores de poker do Brasil), embarcaram em uma missão.
Inicialmente, a Furia direcionou seus investimentos para o popular jogo de tiro em primeira pessoa Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Com uma mentalidade focada na evolução constante e na busca por decisões acertadas, a equipe estabeleceu sua marca no cenário nacional e logo começou a chamar a atenção internacionalmente.
Para conquistar o seu lugar entre os grandes do cenário de eSports, a Furia investiu em um complexo de eSports nos Estados Unidos. Essa mudança estratégica permitiu que a equipe tivesse acesso a mais oportunidades de treinamento, competições de alto nível e uma base de fãs cada vez maior.
Com uma abordagem marcada pelo esforço incansável em busca da excelência e da evolução constante, a organização de eSports se consolidou como um fenômeno global, despertando admiração e conquistando fãs ao redor do mundo.
A Furia continua a escrever sua história no competitivo mundo dos eSports, com um DNA fortemente enraizado na busca por ótimas decisões e no desejo de evoluir constantemente, a equipe permanece como um símbolo de perseverança e determinação no cenário dos esportes eletrônicos.
Com tamanha força, nasceu o casamento com algumas marcas, como Red Bull, Betnacional, Cruzeiro do Sul Virtual e Lenovo.
Furia também destaca a importância da presença feminina na equipe. André Akkari, co-CEO da organização, conta que a Furia é composta de muitas mulheres estratégicas, inteligentes e profissionais, que trabalham duro para que o público acompanhe a Furia. Além disso, Akkari conta que colocar mulheres em posições ativas de liderança é a melhor estratégia para fomentar o poder feminino.
INTZ
A INTZ foi fundada em 2014 e ao decorrer dos anos, tornou-se uma referência no mercado de games e eSports. Com um clube de eSports considerado um dos mais corajosos, a organização conta com equipes em diversas modalidades, com destaque para League of Legends, CS:GO e Free Fire.
Sua estrutura de treinamento é considerada uma das melhores do mundo, oferecendo às equipes um ambiente completo para desenvolvimento, além de espaços dedicados à criação de conteúdo e realização de eventos para parceiros e torcedores. A INTZ representa uma nova era no cenário competitivo dos eSports, impulsionando a tecnologia e o jogo profissional a patamares cada vez mais elevados.
Com a essência de competir para ganhar, Lucas Almeida, CEO e fundandor da INTZ, explica que as marcas de investimento de mídia fazem ativações com o time o pela capacidade de conversão, hoje a INTZ é patrocinada pela Claro, Mercado Bitcoin e Trigg.
“Recentemente, fizemos a Farofa da Gkay no metaverso o que nos rendeu um ouro no último Effie Awards, importante prêmio de publicidade com base em campanhas de conversão e geração de negócios. Neste ano, estamos focados na aproximação com a torcida por meio de tecnologia e todos os nossos projetos estão em plataformas digitais para interação com influenciadores, torcedores e a comunidade no geral, além de eventos presenciais para nossa comunidade”, completa Lucas.
Liquid
A Team Liquid foi fundada por Victor Gossens - ex-jogador profissional de StarCraft que foi um dos primeiros europeus a brilhar na Coreia do Sul - em 2000, na Holanda, e se tornou um nome simbólico no universo dos eSports.
O surgimento do fórum TeamLiquid.net e a criação da Liquipedia, a maior wiki de eSports do mundo, impulsionaram o crescimento da comunidade. Em 2015, a fusão com a Team Curse expandiu a atuação global da Liquid e a parceria com a Axiomatic em 2016 levou a organização a escalar globalmente.
Com os anos, se estabeleceu como uma marca segura e fechou parceria apenas com marcas que tem proximidade com os valores da organização. “Para a Liquid é muito importante que esses negócios sejam sustentados e caminhem por muito tempo. Temos patrocínio como o da Alienware, por exemplo, que passa de uma década de parceria. Isso é extremamente importante para nós”, explica Rafael Queiroz, general manager da Team Liquid
Dar estrutura e oportunidade para todas as pessoas dentro do eSport é um dos pilares da Team Liquid. “Para nós, mais importante do que a manutenção de um time inclusivo, é mostrar que essa barreira não existe e que a gente pode dar a mesma estrutura. Assim, os resultados vão vir e por isso vamos conseguir inspirar muitas pessoas que se encontram na mesma situação a fazer o mesmo”, completa Queiroz.
(Créditos da imagem: Florian Olivo/Unsplash)