divulgação

“A hora de ter novas ideias é agora”. Com esse mote, a campanha criada pela Escala para a Unisinos ressalta o seu diferencial, a qualidade. Conforme explica o diretor nacional de criação da Escala, Flavio Waiteman, a ação promove a qualificação do pensamento, a elevação do conhecimento e a proposição de que isso faz a diferença na vida de todos.

No processo de criação, profissionais da agência fizeram uma imersão na universidade, ouviram estudantes, professores e colaboradores. Perceberam que, com a revolução tecnológica e todas as suas consequências, as pessoas estão se adaptando às mudanças com uma velocidade cada vez maior.  Logo, as soluções devem ser mais rápidas e mais próximas do dia a dia. “Há uma mudança de cultura. O modelo de negócios de todos está mudando. As soluções que imaginávamos pertencerem ao futuro são, na realidade, para o agora”, afirma a executiva de negócios da Escala, Bianca Gelatti.

 A campanha aborda temas como ‘mobilidade urbana’, ‘lixo’  e ‘petróleo’. A inovação fica por conta da contagem regressiva sincronizada, que regredirá em tempo real em todas as mídias trabalhadas. A mídia exterior, com cronômetro reverso, deixa clara a urgência de se encontrar soluções, assim como os banners de internet – um recurso de alto impacto para despertar a reflexão das pessoas. No rádio, os spots são veiculados logo após a ‘Hora Certa’, também permitindo uma contagem em tempo real.

“Com o auxílio de professores, pesquisadores e demais estudiosos da universidade, conseguimos calcular o tempo de quantos dias, horas, minutos e segundos faltam para que o Brasil atinja o número de 50 milhões de toneladas de lixo, por exemplo. A ideia é despertar o senso de urgência de solucionar problemas agora e não amanhã”, explica o diretor de criação da Escala Saulo Szinkaruk.

 A partir do conceito forte e provocativo, a campanha convoca as pessoas para se envolverem na solução das grandes questões que existem hoje no planeta, posicionando a Unisinos como uma universidade comprometida em estimular ideias inovadoras e que possam transformar o mundo de hoje. Na estratégia, os canais têm o papel de produtores de conteúdo, mostrando em diferentes plataformas os caminhos que já estão sendo percorridos em busca de soluções. Para dar substância à proposta, uma hub de conteúdo foi criada para mostrar soluções que já estão sendo construídas a partir de pesquisas da Unisinos, no site http://unisinos.br/ideiasagora/.