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Como consequência do escândalo de falsificação de resultados nas emissões de poluentes que levou, inclusive, à renúncia do presidente-executivo do grupo Martin Winterkorn, a marca alemã também foi atingida, de acordo com uma nova análise. 

Para a Brand Finance, as revelações também projetaram um ‘duro golpe’ para toda a marca. Como resultado, a empresa de consultoria de valor da marca rebaixou o valor nacional da Alemanha em 4% para US$ 4.16 trilhões. O país tem também perdido seu status de nação com as marcas mais fortes do mundo – uma medida separada e não ligada ao PIB do país. 

“A indústria alemã é elogiada pela sua eficiência e confiabilidade, enquanto os alemães como um todo são vistos como trabalhadores, honestos e cumpridores da lei”, disse o relatório. “Este escândalo ameaça desfazer décadas de boa vontade acumulada e lançar calúnias sobre as práticas da indústria alemã”, acrescentou. 

É lamentável, segundo o relatório, porque 2015 foi um ano bastante positivo para a reputação internacional da Alemanha até este episódio da Volkswagen. O país tinha atraído admiração em todo o mundo por sua postura simpática com os imigrantes e refugiados, que são esperados para impulsionar o envelhecimento da população ativa do país. 

Singapura assume como a nação com as marcas mais “poderosas”, informou o Brand Finance, embora os EUA continuem a ser a nação com as marcas mais valiosas, avaliadas em US$ 19,7 trilhões. A China está em segundo lugar em termos de valor com US$ 6,3 trilhões, enquanto o Reino Unido é colocado em quarto lugar no mundo, tendo aumentado o seu valor em 6% para US$ 3,0 trilhões desde o último ano. O Japão aparece no ranking em quinto lugar, avaliado em US$ 2,54 trilhões, seguido pela França (US$ 2,15 tri), Índia (US$ 2,13 tri), Canadá (US$ 2,04 tri), Itália (US$ 1,44 tri) e com a Austrália fechando o top 10 avaliada em US$ 1,04 trilhão.

Enquanto isso, a Volkswagen tem tentando reforçar sua reputação no Reino Unido com uma série de anúncios impressos em jornais nacionais. Eles publicaram um texto com a manchete “Nós quebramos a parte mais importante em nossos veículos: a sua confiança”, o anúncio reconhece que “as ações falam mais alto que as palavras” e promete que fará contato com cada um dos seus clientes afetados. 

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*Com informações do Warc