O atual escândalo envolvendo a Volkswagen por fraudar informações sobre poluentes nos motores de mais de 11 milhões de carros, que culminou na renúncia do CEO global Martin Winterkorn, fez a revista internacional Advertising Age trazer à tona novamente um comercial do Greenpeace veiculado em 2011.

O filme é uma parábola da série Star Wars e respondia ao famoso comercial da marca no Super Bowl do mesmo ano, no qual uma criança fantasiada de Darth Vader tenta mover e controlar objetos com o poder da “força”. As tentativas são frustradas até que o pequeno Darth Vader finalmente consegue ligar o motor de um Volkswagen com a ajuda oculta do pai, que tinha o controle de ignição do automóvel na cozinha.

https://www.youtube.com/embed/QtEHA6PLp4Y

O vídeo do Greenpeace, que é protagonizado por crianças, começa exatamente na cena em que Darth Vader tenta ligar o motor do carro e é impedido pelos jedis e demais membros da “rebelião”. Em seguida, aparece uma nave espacial com o logo da Volkswagen representando a estrela da morte, que no filme de George Lucas destrói planetas. A mensagem dizia que a montadora se negava a cortar a emissão de poluentes e era uma ameaça à Terra.

https://www.youtube.com/embed/s67tciLzYLw

De acordo com o autor do artigo publicado no site da Advertising Age, o repórter da revista Auto News Larry P. Vellequette, às vezes demora um pouco para a realidade e o marketing se entenderem. 

Na tentativa de recuperar sua imagem, a empresa pode anunciar o nome do novo CEO global ainda nesta sexta-feira (25). O mais cotado para assumir é o diretor da Porsche, Matthias Muller.

Atualizado às 14h51: o nome de Matthias  Müller já foi confirmado pela Volkswagen como o novo CEO global