Netshoes com Mynd e o Boticário com SoWhat criaram projetos para micro, nano e médio creators

Utilizado como uma estratégia de marketing que utiliza a colaboração entre marcas e influenciadores, o marketing de influência tem o poder de impactar e, como já diz o nome, influenciar diferentes públicos. Se tornando uma poderosa estratégia para promover produtos, serviços ou mensagens de uma marca - construindo relacionamentos autênticos do consumidor com a marca.

Maria Priscila Nabozni, CEO da Mundo Mapping, plataforma de gestão de influenciadores digitais, diz que os influenciadores têm se consolidado como uma importante ferramenta para o marketing.

"Eles conquistam e mantêm um público fiel, que se identifica e conecta de modo natural, já que possuem poder de persuasão e influência sobre seus seguidores, que seguem as dicas, recomendações e sugestões. Essa relação de identificação entre influenciador e seguidor gera um ambiente ideal para o desenvolvimento de marcas, que encontram nesses influencers uma ponte de comunicação direta para a divulgação de produtos e serviços".

Maria Priscila destaca que, ao realizar parceria com influenciadores, a marca tem a oportunidade de ser apresentada a novos públicos e se aproximar daqueles que já a conhecem. "A maioria dos influenciadores fecha publicidades com quem realmente confiam e acreditam, a partir de uma experiência real. Se o influenciador gostar e recomendar o produto ou serviço, eles podem passar de parceiros comerciais a defensores da marca a longo prazo", completa.

No entanto, para que o método seja eficaz, é essencial que as marcas escolham influenciadores que têm afinidade com seus valores e público-alvo. Uma vez que os influenciadores atuam como pontes entre marcas e suas comunidades, companhias e agências começaram a apostas em escolas para criadores de conteúdo. Este é o caso de o Boticário + SoWhat e Netshoes + Mynd, que recentemente anunciaram projetos neste viés.

Botiverso
Há pouco tempo, o Boticário divulgou a segunda edição do Botiverso, laboratório de criadores de conteúdos virtuais cocriado com a agência SoWhat, voltados para o TikTok. Marcela De Masi, diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário, conta que a marca sempre acreditou e apostou no poder do marketing de influência. "Nos últimos anos, percebemos que a aceleração da transformação digital tornou os hábitos de consumo cada vez mais dinâmicos, e, com isso, os influenciadores digitais ganharam espaço e se tornaram um dos principais canais de comunicação com o consumidor, divulgação de produtos e conversão de leads".

(Divulgação)

A diretora coloca em destaque uma pesquisa feita pela YouPix, em conjunto com o Mundo do Marketing, que mostra que 76% das pessoas compram porque os influenciadores recomendam e 69% lembram de anúncios publicitários feitos por influencers – contra 36% que mencionam anúncios tradicionais feitos pela própria empresa. "É uma diferença muito grande que mostra que o marketing de influência é cada vez mais relevante. Em termos de atividade das marcas no marketing de influenciadores, o Brasil está em segundo lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos", completa.

"Sabemos que existem muitos talentos neste mundo virtual que precisam de uma oportunidade para crescer e brilhar, e nós, como uma das maiores marcas do segmento de beleza, queremos aproveitar a nossa visibilidade para impulsionar a carreira desses creators, além de trazê-los para perto da nossa marca. Aumentando a nossa cobertura nos mais diversos nichos de beleza com criadores que transmitam credibilidade e conteúdo de qualidade", fala Marcela sobre Botiverso.

@oboticario A pergunta que não quer calar: já postou seu review? @matheuspasquarelli passou aqui para te lembrar que o Botiverso está a todo vapor. Então, vem fazer parte da minha comunidade de creators. Confira o regulamento na bio. #EuDeBoti #oBoticario ♬ som original - oboticario

Autenticidade e diversidade
Marcela diz que o consumidor de o Boticário é muito plural e por isso, a marca se preocupa em garantir que a representatividade esteja presente em cada projeto - com Botiverso não poderia ser diferente. "Assumimos o compromisso de selecionar, entre os 300 perfis, influenciadores de todas as regiões do Brasil. Para nós, esse é um ponto fundamental, considerando que somos uma marca abrangente, que faz parte da rotina de milhares de brasileiros, cada qual com suas singularidades. Além disso, ao menos 50% dos criadores de conteúdo farão parte de algum grupo de diversidade: raça, gênero, idade e Pessoas com Deficiência (PCD). Consideraremos estes critérios na hora da escolha dos influenciadores".

A marca ainda garante uma equipe focada em focada em garantir uma comunicação rápida e transparente com os participantes do Botiverso, bem como o apoio de uma plataforma de influenciadores digitais, que será nosso canal de comunicação para otimizar o contato. "Nos preocupamos em garantir uma relação 100% humanizada, para construirmos uma relação saudável e evitar qualquer tipo de ruído durante o processo. Queremos estar próximos desse público tão importante e estratégico para nós", completa Marcela.

O que os creators acham?
Tassiane Cruz, uma das influenciadores e recrutadoras do Botiverso, acredita que o Boticário ajuda, na prática, os criadores de conteúdo a darem o “start” na produção de reviews, que é a porta de entrada de muitas pessoas no universo de influenciadores. "É uma verdadeira escola de conteúdo voltado para o segmento de beleza, já que tem toda uma equipe responsável por orientar esses creators e fazer a curadoria dos vídeos".

Já Matheus Pasquarelli, também influenciadores e recrutador do projeto, acredita que o Botiverso tem capacidade de conectar. "O Botiverso vai expandir as oportunidades e explorar a criatividade de muita gente que precisa só daquele empurrãozinho, sabe? E temos que entender, que tem espaço pra muita gente, e quando se trata de explorar conhecimento, mudar muitas vidas, é sempre fundamental, para além de dar oportunidades novas, faz as pessoas acreditarem mais no seu potencial".

Escola de Influenciadores
De olho nas oportunidades esportivas e possíveis tendências de 2024, a Netshoes e a Mynd se uniram para criar uma Escola para Influenciadores. Vinte creators, das categorias micro, nano e médio, terão aulas com os maiores especialistas do mercado sobre como produzir um conteúdo que engaje e atraia marcas.

"Não se trata apenas de uma escola de influenciadores e sim de uma plataforma de agenciamento que visa desenvolver o talento como Influencer e trabalhar na sua imagem para marcas, potencializando suas formas de receita e comunicação nas redes sociais. A ideia surgiu a partir de uma demanda do mercado para ampliar ainda mais o marketing de influência no nicho de esportes, além de desenvolver o esportista no uso das redes sociais", conta Fátima Pissarra, CEO da Mynd.

(João Mantovani/Netshoes)

Para Rafael Montalvão, diretor de marketing da Netshoes, o mercado de esportes está carente de influenciadores proprietários, principalmente de fora do nicho que trabalha com futebol. "A nossa intenção é fomentar uma nova linha de comunicação, por meio desse projeto, com o nosso público. Estes influenciadores, além de serem os responsáveis por isso, irão gerar valor para si mesmos e para a Netshoes. O resultado final será a transformação deles em um asset de marca", explica.

Diversidade
Pensando também na importância da diversidade em sua turma de alunos, Mynd e Netshoes destacam que querem ter um casting diverso, plural, que possa se conectar com todo tipo de audiência.

"A diversidade é um dos principais pilares da Mynd desde que foi criada, em 2017. Nos preocupamos em ser uma empresa diversa em todos os sentidos e isso também se reflete no nosso casting e projetos. Com essa nova ação não seria diferente. Acreditamos que desta forma estamos contribuindo para que haja de fato uma mudança, principalmente na publicidade, de dentro para fora, para que todos possam se sentir representados nas propagandas. Pensamos em cada detalhe do Influencer Boost 360 para dar todo o suporte necessário para esses influenciadores", comenta Fátima.

Ambas as marcas pretendem continuar cultivando um ótimo relacionamento com os creators que participam de suas escolas. Para além de potencializar marcas, os projetos chegam também para revelar e incentivar novos talentos.