O Mercado Livre, hoje com 1.200 pessoas na equipe brasileira, inaugura seu novo escritório no Brasil com capacidade para 2 mil colaboradores. O espaço extra é justamente pensado para a expansão negócio, que desde 2006 vem na curva crescente. O Melicidade, como é chamado o novo complexo da empresa, foi construído nos moldes das grandes empresas do Vale do Silício e teve investimento de R$ 105 milhões.
O montante foi aplicado durante 12 meses em uma área de 33 mil metros quadrados localizada em Osasco. O complexo conta com 11 salas de treinamento, 140 salas de reunião, restaurante para 450 pessoas, além de espaços de lazer, academia e para cuidados pessoais dos funcionários
“No começo (1999) a gente sabia que precisava arriscar e, para isso, era preciso ter uma boa equipe. Algo que a gente preza até hoje. O Mercado Livre surgiu como market place, mas sempre com a visão de que deveria amplicar os serviços”, comenta Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre, justificando o espaço, entre outros motivos, como uma forma de valorizar a equipe e desenvolver talentos.
Outro objetivo do Melicidade é a aproximação de clientes e parceiros. Por isso, o espaço está aberto para a presença desse público, além de incentivar o desenvolvimento de startups. “Queremos trazer todos os players relevantes do segmento para conviver com a gente de forma integrada”, disse o presidente do Mercado Livre no Brasil, Helisson Lemos.
A integração, aliás, tem sido a chave para o sucesso do Mercado Livre. Segundo os executivos, a empresa, que surgiu como Market Place, o lugar onde compradores e vendedores se encontram , se consolidou ao pensar no ecossistema do negócio e lançar ferramentas que resolvem a “necessidade de comprar online”, como soluções para pagamento e publicidade, por exemplo.
Hoje, segundo dados da ComScore, o Mercado Livre é o oitavo site mais visitado do Brasil, incluindo nessa conta sites de conteúdo e busca. O número atrai, por exemplo, parcerias com varejistas como Casas Bahia, Extra e Polishop, entre outros. “Eles enxergam que aqui podem vender além de sua venda tradicional”, comenta Lemos.
Outro ponto para o bom momento do Mercado Livre é o investimento em marketing, que aumentou 33% este ano em relação ao ano passado. “Nós continuamos a investir, investimos até mais, e com bons retornos”, diz Lemos. “O mercado livre durante muito tempo concentrou suas ações de marketing no online e em performance, mas temos mudado nos últimos anos e aumentado o percentual em branding. Somos um dos maiores investidores online do país, mas ano após ano a gente vem incrementando o investimento em outros meios e na construção de marca”, detalha.
No segundo trimestre do ano, o Mercado Livre, empresa que foi fundada na Argentina e atua na América Latina, alcançou 158 milhões de usuários, contra 132 do mesmo período do ano passado. Em relação às vendas, o trimestre contabilizou 43 milhões de itens vendidos e US$ 199 milhões de receita líquida, contra 30 milhões de vendas e US$ 161 milhões de receita em 2015. No Brasil, o resultado do segundo trimestre foi de US$ 103 milhões em receita líquida, ante US$ 73 milhões do ano passado.