Um total de 32 entidades e associações de empresas ligadas ao mundo da comunicação se uniram na Espanha para criar uma campanha para promover a relevância social e econômica da publicidade no país. O trabalho, dentro da plataforma “Publicidad, si!”, criada em 2010, será veiculado na TV, no rádio, nos jornais e na mídia exterior. O conceito é “Publicidade sim! Porque com ela você cresce. Crescemos todos”.
Nas peças, diferentes anunciantes se uniram de maneira surpreendente para falar do valor da publicidade – mostrando que o setor representa 2% do PIB no país, contribui em mais de 20% com o crescimento dos negócios e gera emprego a mais de 100 mil pessoas. A intenção é explicar que, em nome de algo tão relevante como a publicidade, duas marcas conhecidas não se importaram em dividir um mesmo espaço para celebrá-la.
Foram criados quatro anúncios para mídia impressa, cada um ressaltando um benefício diferente da publicidade. Já entre os sete filmes, há alguns em lettering – que destacam quantos profissionais trabalharam naquele break comercial, para lembrar a importância da indústria na geração de empregos. Outros trazem diretores de marketing de grandes empresas, como Kia, em comerciais de outras marcas, destacando que a publicidade garante, por exemplo, a independência dos veículos de comunicação. A mensagem de independência dos meios e outros benefícios da propaganda também são passadas em cinco spots de rádio.
A plataforma “Publicidade, sim!” existe desde 2010 e só agora foi “abraçada” por 32 associações diferentes. A criação é de Carlos Martinez-Cabrera, presidente da agência AEACP, em parceria com a AEA (Associação Espanhola de Anunciantes), justamente para promover o valor da indústria e a atividade de comunicação como motores de riqueza no país.
Na ocasião, estabeleceram-se 10 valores essenciais da publicidade a serem trabalhados em campanha: a publicidade representa a maneira mais eficaz de divulgar o que empresas e instituições oferecem; é um motor para o bem-estar da sociedade, ao facilitar a adoção de ideias que melhoram nossas vidas; é fundamental para a competitividade e geração de valor das empresas; transmite informações fundamentais para tornar mais fácil a livre escolha de produtos e serviços em um ambiente competitivo; sustenta os veículos de comunicação de massa que nos garantem informações livres e entretenimento acessível e de qualidade; promove a difusão de valores e iniciativas sociais fundamentais para a igualdade, a solidariedade e o progresso social; representa um setor econômico muito relevante por somar 2,6% do PIB; é uma das atividades que mais aporta talento criativo e inovador na sociedade; a indústria publicitária, consciente de sua capacidade de influenciar, adotou códigos de autorregulamentação e de conduta socialmente responsável; e, finalmente, a propaganda espanhola é, no exterior, um dos setores de maior reputação da economia do país, reconhecida por numerosas entidades globais, empresas multinacionais e certames de caráter internacional.