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Jovens brasileiros que trabalham para mudar o rumo do mercado através de iniciativas independentes irão marcar presença em Cannes. São nomes que não trabalham no Rio ou São Paulo, construíram carreiras diferentes e hoje se conectam pela vontade de fazer a diferença.

Caso de André Chaves, que mora em Aracaju, Sergipe. Em 2014, ele criou em Nova York o Papel & Caneta, um coletivo que tem a missão de reunir líderes e ativistas para que eles aprendam uns com os outros e trabalhem juntos em causas sociais. Selecionado duas vezes consecutivas na lista de ideias que estão mudando o mundo da Fast Company, o projeto conta com a participação de líderes como Sarah Watson, presidente da BBH, e Laura Jordan-Bambach, ex-presidente do D&AD. Este ano, André foi escolhido para ser um dos embaixadores do CC:DC (Cannes Can: Diversity Collective), o mais recente programa de diversidade que irá sediar a nova praia do Festival, a Inkwell Beach. Entre seus apoiadores está a FLAGCX, cujo fundador Roberto Martini também faz parte do Papel & Caneta. “Tão legal quanto ir para Cannes é saber que outras pessoas estão apoiando tudo isso nos bastidores. Não é nada barato viajar para participar do Festival, por isso ter o apoio de agências e encontrar líderes e iniciativas que se importam com nossas jornadas é especial. Isso dá forças e inspira”, comenta o idealizador do Papel & Caneta.

Já Camilla Ciappina mora em Nova York. No início de 2017, ela criou o Pimp My Portfolio para ajudar jovens e profissionais que querem construir um portfolio, mas ainda não sabem como fazer da melhor forma ou não tem tempo suficiente para dar atenção a isso. Recentemente ela fez uma palestra no The One Show para compartilhar dicas e aprendizados com quem está chegando no mercado e, este ano, ela vai participar do Festival pela primeira vez com o apoio da Publicis, agência onde trabalha como diretora de arte. “Lembro que quando recebi o email do CCO da Publicis me convidando para ir a Cannes por conta do meu trabalho e esforço por jornada dupla, eu liguei emocionada para minha mãe. Não é fácil trabalhar full time em agência e no Pimp, então ser reconhecida por ambos faz tudo valer muito a pena”, explica Camilla, diretora de arte na Publicis Nova York

Gabriela Guerra, por sua vez, é natural de Recife e mora atualmente em Singapura. Este ano, ela é a única brasileira entre as 15 participantes que serão parte do programa ‘See It Be It’. “É a minha primeira vez em Cannes e a expectativa é bem alta, principalmente para o See It Be It. Já fiz até lista com as perguntas que quero fazer aos mentores e às meninas do grupo. Sou uma criativa com muitas questões em relação à propaganda. Não espero encontrar resposta para tudo, mas alguns caminhos novos já seria incrível”, explica Gabriela, que também é coidealizadora do Fair Lions.