Se no passado o Cannes Lions era basicamente um festival para as agências, hoje a realidade é outra. Haverá mais marcas fazendo coisas diferentes em Cannes este ano, como Unilever e P&G, com grandes ativações no festival. Haverá mais clientes participando do festival, inclusive com palestrantes também. Além disso, mais marcas inscreveram mais peças este ano na comparação com 2018. Serão mais de 100 marcas, um número recorde para Cannes. “As marcas entenderam que a criatividade direciona os negócios e elas se tornaram mais engajadas com o festival, o que eu acho que é bom para todo mundo. Este ano teremos aproximadamente 114 patrocinadores”, contou Philip Thomas, chairman do festival.
Para o executivo, este será sim um ano de consolidação das mudanças iniciadas em 2018, como a redução do festival para cinco dias e o limite de seis Leões para um mesmo trabalho. Ele afirma que as mudanças foram muito bem recebidas pelo mercado e que a volta da Publicis – que não inscreveu peças no festival no ano passado – é outro fator positivo em 2019.
Segundo ele, a média de inscrições deve se manter a mesma do ano passado, quando o festival recebeu 32.372 – um resultado 21,37% inferior a 2017 e atribuído, em boa parte, à redução dos Leões e à ausência da Publicis. Os resultados oficiais serão anunciados nesta sexta-feira (14).
“Nós fizemos grandes mudanças em 2018 e que foram muito bem recebidas pelas pessoas, que ficaram muito felizes. A mudança do limite de seis Leões significa que uma mesma peça não vai ganhar todos os Leões, que buscamos variedade. E foi exatamente o que aconteceu no ano passado. Foram diferentes Grands Prix em quase todas as categorias. Eu acho que isso foi muito positivo e seremos surpreendidos pela forma como a indústria recebeu positivamente as mudanças”.
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions começa na próxima segunda-feira (17) e termina na sexta-feira (21), na Riviera Francesa. O Brasil será representando por 22 jurados, sendo que outros 11 brasileiros representarão outros países nos júris. Na opinião do executivo, veremos ótimos vencedores brasileiros este ano, de novo. “O Brasil tem uma indústria criativa muito forte, como sabemos”, ressaltou Thomas. Em 2018, o país trouxe para casa 101 Leões e foi o terceiro mais premiado, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.