Emanuel Bonfim: o interativo permeia toda a produção/Foto: Divulgação

Uma grade múltipla desde o jornalismo analítico e de hardnews até o entrenimento musical, passando por programates, drops e séries especiais. É dessa forma que Emanuel Bonfim, diretor artístico da Rádio Eldorado, define a programação da emissora que faz parte do Grupo Estado.

“A Rádio Eldorado sempre entendeu a diversidade como um de seus principais pilares e com isso tem uma grade múltipla. A programação como um todo é ao vivo, porém cercada de conteúdos gravados especiais, seja em drops e colunas. O interativo permeia toda essa produção, mas se mostra mais evidente na programação ao vivo, especialmente em nosso jornalismo – com a participação direta de ouvintes”, diz ele.

Segundo o executivo, o ouvinte é a peça-chave de reverberação do que ocorre na Rádio Eldorado, e “nas redes sociais
a nossa percepção é que acontece a sinergia entre conteúdo que produzimos, da programação musical e com os apresentadores, e essa tríplice de interação nos ajuda a qualificar o que vai ao ar”.

Para Bonfim, o rádio “ressurgiu” a partir do momento em que o que estava em jogo era a qualidade e a modernização do meio e o que poderia oferecer junto a seu ouvinte. “A partir disso, enxergamos esse movimento de buscar uma linguagem mais direta, mais conversada e menos formal”, resume.

Ele reforça que a programação da Eldorado está em constante ebulição e afirma que a principal expectativa está ligada à tecnologia, com o lançamento do novo aplicativo para mobile, além do skill para a Alexa, da Amazon. “Temos uma comunidade gigantesca de ouvintes fora de São Paulo e queremos oferecer a melhor qualidade de áudio para que desfrutem da programação da Eldorado. Quanto aos desafios, estamos moldando projetos para que possamos voltar à rua, assim que a pandemia ceder, e promover festivais e premiações. A curadoria da Eldorado é muito requisitada nesse campo”, destaca o diretor artístico.

Publicidade
Em relação à ótica publicitária, a rádio foca no desenvolvimento de projetos que endereçam dores e necessidades de clientes ou de segmentos, em estratégia integrada com outras plataformas do Estadão. “Esta estratégia ganha força em função da disponibilidade de outras plataformas do Estadão, como o impresso, digital e podcasts. Com isso, trabalhamos para entregar valor e resultados aos nossos clientes por meio de uma integração completa entre os canais. Essa abordagem omnichannel contribui para atração da audiência, aproveitando-se dos milhões de usuários únicos do Estadão”, revela Daniel Canello, diretor de criação e planejamento do Estadão Blue Studio.

Daniel Canello: receita de podcasts cresce de forma sustentada/Foto: Divulgação

Canello avalia que os podcasts claramente são uma tendência inexorável, tanto em vista da programação, quanto em vista das receitas publicitárias. “Temos um portfólio amplo e diversificado de podcasts, que vai desde editorial, passando por colunistas e hard news, até entretenimento. Além de desenvolvermos séries e episódios branded, cocriados com nossos clientes e agências, que buscam contar as histórias das marcas, sempre com a qualidade de produção do Estadão. A receita publicitária dos podcasts cresce de forma sustentada e torna-se fonte importante para a companhia”.

De acordo com o executivo, a Eldorado enfrentou dificuldades nos dois primeiros meses do ano em função do agravamento da pandemia e consequente incerteza no cenário econômico, mas teve uma recuperação. “A partir de março, crescemos em receita. No consolidado do primeiro semestre do ano, praticamente recuperamos a queda de 2020 – ano altamente impactado pela Covid – crescendo acima de 50% em relação ao mesmo período do ano passado”, ressalta ele.

Para este semestre, o desafio é continuar em trajetória de crescimento da receita. “Novas iniciativas estão tanto no âmbito editorial quanto no tecnológico e, certamente, darão ainda mais força aos projetos publicitários ao longo do ano. Temos uma perspectiva bastante positiva”.