Pedro Thompson: “Queremos continuar fomentando o empreendedorismo e mudanças para melhor na história do país” (Divulgação)

Desde quando foi comprada da Editora Abril pelo banco BTG Pactual por mais de R$ 72 milhões, em dezembro de 2019, o principal objetivo dos executivos e profissionais da Exame tem sido o de consolidar a nova identidade da marca como plataforma de inteligência de dados, valorizando para isso a área de tecnologia digital. Neste pouco mais de um ano sob a nova gestão, as transformações por que vem passando ampliaram o escopo de cobertura voltada aos temas econômicos e de negócios – que tornaram a publicação quinzenal líder nesse segmento de mídia desde que foi lançada, em 1967 -, para uma diversificação de ações em outras frentes de negócios.

Pedro Thompson, CEO da Exame, afirma que o propósito é transformar a marca em um guia de investimentos e aperfeiçoamento pessoal dos brasileiros, além de reforçar a parte de inovação. “A Exame agora é uma empresa de conteúdo, mas principalmente de tecnologia. O nosso maior contingente em termos de pessoas, depois do editorial, é o time de tecnologia. Temos um time de engenharia de dados, de ciência de dados e o core business da Exame é ser uma empresa de tecnologia e isso não só no sentido de produto, mas do perfil das pessoas, de cultura organizacional, agilidade etc.”, explica Thompson.

Ele complementa dizendo que outro objetivo é capacitar o público a crescer na carreira, na hora de lidar com dinheiro e investir e em demais áreas do desenvolvimento pessoal. “O nosso propósito não é apenas informar, mas ir além disso. Queremos continuar fomentando o empreendedorismo e mudanças para melhor na história do país. Queremos também democratizar e expandir o acesso à informação, colaborando na educação financeira e no desenvolvimento dos brasileiros, trazendo oportunidades relevantes de investimento e, claro, proporcionando uma experiência relevante e diferenciada ao nosso público.”

Eventos
As premiações, fóruns e debates herdados dos tempos de Editora Abril continuam. Contudo, agora as ações se dão por meio de três unidades de negócios, que se somam à área editorial, que contempla a cobertura jornalística. Elas foram batizadas de Exame Academy – plataforma de educação online que já lançou o primeiro MBA e tem como missão levar educação digital para acelerar desenvolvimento pessoal e profissional do público em geral; Exame Invest Pro – espaço de análises dedicado às informações financeiras decisivas para o dia a dia do investidor. São recomendações, análises e relatórios de investimentos feitos pelos maiores especialistas do BTG Pactual e da própria Exame; e Exame Experience – uma curadoria de eventos nas mais variadas áreas de conhecimento – de futuro do dinheiro, como o Future of Money, realizado em março último, às tendências do agronegócio, como o evento Superagro, agora em abril.

Para o próximo mês de maio, o time de especialistas da Exame está preparando o evento Melhores do ESG: repensando o valor de tudo, que pretende ser o maior já realizado até agora no Brasil na área de ESG. Serão mais de 20 dias de programação, contando com cerca de 40 painéis exclusivos. As publicações e rankings que vieram dos tempos em que a publicação pertencia à Editora Abril, como o consagrado ranking empresarial Melhores e Maiores, continuam.

Recentemente, a empresa adquiriu a Laatus, startup dedicada a cursos de especialização no mercado financeiro, e uma fatia da Atom – plataforma de educação voltada ao mercado financeiro fundada pela empresária Carol Paiffer. “Com esses novos negócios, reforçamos nosso posicionamento estratégico em educação e no mundo de investimentos. Ampliamos nossa gama de ofertas de produtos e serviços para os brasileiros, que já incluíam jornalismo, análise de investimentos (Exame Invest Pro), educação (Exame Academy) e eventos (Exame Experience)”.