A série “Os Simpsons”, da Fox, foi tema de um estudo realizado pela unidade de Commercial Partnerships da Fox Networks Group (FNG), a Fox Media Brasil, em parceria com o Instituto Ipsos. Na pesquisa, foi identificado como os telespectadores se relacionam com “Os Simpsons” e como avaliam as marcas presentes nos intervalos comerciais do programa.
Sobre as marcas no break, os espectadores mostraram grande empatia e associaram as marcas ali presentes a atributos como Qualidade (78%), Jovem (60%), Divertida (65%) e Confiável (68%). A pesquisa ainda investigou como diversas categorias de produtos percebem a marca, desde as mais tradicionais (como bancos e produtos de beleza) até as mais provocadoras (como cervejas e universidades). Em todas as pesquisas, “Os Simpsons” alavancou sua proximidade com o público, senso de inovação, intenção de compra, entre outras coisas.
De acordo com o estudo, as pessoas demonstram simpatia e interesse pelo produto, além de se identificarem com ele. A maioria dos entrevistados diz que a série foi feita para eles (95%), os faz pensar de uma forma diferente (94%) e os faz refletir de maneira divertida (97%). Sobre “Os Simpsons” ser ofensivo ou politicamente incorreto, 96% acha que não e 94% não acha que seja um mau exemplo para a sociedade.
“Esse estudo reafirma e prova o poder atemporal de “Os Simpsons” junto ao público, que ao longo das 28 temporadas já exibidas no Brasil e América Latina, continua oferecendo entretenimento de qualidade e despertando sentimentos positivos para quem assiste, o que traz resultados favoráveis para os anunciantes”, explica Arnaldo Rosa, VP de Commercial Partnerships da FOX Networks Group Brasil. “Esta ferramenta demonstra como as empresas podem alcançar campanhas efetivas, gerando uma poderosa conexão entre nossos conteúdos e as marcas”, agregou.
O objetivo da pesquisa foi entender como as pessoas se sentem em relação à série animada. Ao todo, foram registradas 180 pesquisas online, em que os entrevistados responderam, primeiramente, um questionário e depois assistiram a um episódio completo com cortes comerciais. Depois disso, responderam a um segundo questionário.