Com uma proposta de entender o que acontece na comunicação contemporânea e na cultura digital, a ESPM criou um laboratório que investiga as principais transformações da atualidade, tendo como foco as mídias, o entretenimento, o design e as intervenções artísticas. De acordo com Vinicius Pereira, diretor do projeto denominado ESPM Media Lab, a ideia é entender as práticas mais complexas, detectar tendências e observar diferentes cases de marketing, principalmente, os ligados às mídias digitais.

“Acreditamos que podemos oferecer um aprendizado diferenciado sobre o meio,  especialmente analisando  aplicativos e movimentos, que podem trazer novas práticas para outras empresas”. Pereira disse que a meta é abastecer o mercado com conhecimento e estudo.

O novo laboratório contará com  patrocinadores, que vão investir um valor anual, não relevado, e terão direito a uma pesquisa encomendada. As primeiras cotas foram fechadas com Bradesco e AgênciaClick Isobar, mas não há limite de empresas parceiras. Atualmente, são 40 pesquisadores envolvidos nos projetos que já estão em andamento. Um deles é o chamado “Eco Mobilidade”, que estuda iniciativas sustentáveis que ajudam no deslocamento em grandes cidades.

O ESPM Media Lab ainda prevê a realização de oficinas, debates e simpósio abertos ao público, assim como a adesão de novos profissionais de acordo com a demanda. Segundo Pereira, além do projeto ter um conceito inovador, o espaço onde está instalado segue  a mesma ideia. O local conta com três placas nas paredes, nas cores roxo, lilás e abóbora, que estão ligadas à catraca de entrada da escola. Cada vez que uma pessoa entra, as cores mudam. “O objetivo é mostrar que  o movimento de qualquer pessoa pode transformar o meio, o que traduz bem o espírito do trabalho”, diz. “E a criação do laboratório, além de projetar o nome da escola, ainda atende a uma função social, o que tem sido uma prioridade da instituição”, completa.