A ESPM foi a responsável pela parte acadêmica do evento “Marca país”, realizado recentemente na Cátedra “Globalização e Mundo Emergente FIESP-Sorbonne”, na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Estiveram lá o diretor do Instituto Cultural ESPM, Geraldo Alonso Filho; o diretor do Centro de Altos Estudos ESPM, Ricardo Zagallo; e a coordenadora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, Vivian Strehlau; levando ao encontro as discussões acerca de um Brasil do século XXI, longe de seus estereótipos. A discussão ocorreu no mesmo auditório Turgot onde aconteceram as 12 conferências do Ministro do Brasil em Bruxelas, Manoel de Oliveira Lima, em 1911, na época para o curso Formation Historique de la Nationalité Brésilienne, na cadeira de Estudos Brasileiros.
O encontro foi aberto por Nadia Jacoby, vice-presidente responsável pela comunicação e controle do sistema de informação da Universidade, que responde pela Cátedra Sorbonne; seguida de Mário Frugiuele, vice-presidente da Fiesp; e pelo conselheiro da embaixada do Brasil em Paris, Almir Nascimento, que apresentou palestra sobre a importância da marca Brasil para a vida diplomática.
Geraldo Alonso, ao lado de Rafael Russozwsky, representante do grupo Casino, holding acionista majoritária do Grupo GPA, debateu brevemente sobre a estratégia de manter várias marcas locais e as possíveis dificuldades operacionais dessa opção. Já Zagallo disse que “foram problematizadas noções como ‘emergentes’ e ‘BRICs’, oferecendo subsídios para pensar formas diversas de inserção do Brasil no contexto comercial global, apresentando dados de pesquisa sobre marca Brasil e imagem do país no exterior que geraram interesse empresarial e acadêmico”. “Por exemplo, como traduzir a criatividade, bem vista na moda, no design e na literatura, e torná-la um atributo também confiável na área tecnológica?”, observou o diretor.
Apresentaram-se ainda, o diretor-presidente da Aberje, Paulo Nassar; Eric Portelli, diretor para Europa e Oriente Médio da Carmen Steffens; e Luiz Fuchs, presidente da Embraer na Europa. O professor Zagallo aproveitou o encontro em Paris para entregar a todos os presentes exemplares do seu livro “Brasil – Múltiplas Identidades” em português, e uma versão resumida em francês.