O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e a ESPM, escola focada em comunicação, marketing, consumo, economia criativa e diplomacia corporativa, anunciam o início de uma parceria que começa com a oferta de sete cursos em comunicação digital – três deles inéditos: “Digital Fundamentals”, “O impacto da LGPD no Ecossistema da Publicidade Online”, e “Análise, Gestão e Ativação de Audiências Mobile”.
“A aulas serão oferecidas no campus ESPM TECH, todo reformulado para oferecer as melhores tecnologias aplicadas à educação, onde os alunos contarão com toda a estrutura de secretaria, biblioteca, coworking, salas de estudos e demais ambientes para networking”, menciona Tatsuo Iwata, diretor da pós-graduação da ESPM . O IAB congrega mais de 250 empresas associadas e desenvolve programas em parceria com especialistas do mercado.
“Com esta iniciativa, buscamos fortalecer a relação entre a academia e o mercado, ao reforçar de modo muito consistente um dos pilares da missão do IAB que é promover o desenvolvimento da publicidade on-line e da mídia interativa no país a partir da capacitação profissional do nosso ecossistema”, destaca Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil.
A definição dos temas dos cursos, acrescenta Cris Camargo, é de responsabilidade do IAB Brasil. As ementas são elaboradas a partir da identificação de tendências e problemáticas que afetam o mercado, e discutidas em profundidades nos grupos de trabalho dos Comitês que integram a entidade. “Já os professores são todos profissionais com experiência comprovada no mercado digital, e atuam no IAB Brasil e na ESPM”.
“O desenvolvimento das comunicações digitais e a permanente evolução das tecnologias, bem como as implicações legais do uso delas exigem a constante atualização do conhecimento. Daí a relevância dessa iniciativa com o IAB Brasil”, diz Iwata.
A parceria com a ESPM é parte da estratégia de longo prazo do IAB Brasil, que tem como objetivo principal tornar a área de educação o primeiro ponto de contato da entidade com o mercado. “Só conseguiremos de fato transformar o mercado e torná-lo sustentável por meio da formação e desenvolvimento dos profissionais que estão conduzindo estes processos. E a chancela da ESPM reforça a importância da disseminação do conhecimento produzido por nós”, explica Luciana Corrêa, gerente de educação do IAB Brasil.
Dos sete cursos intensivos que acontecem nos dias 2 e 3 de agosto, três são inéditos na grade de educação do IAB Brasil, e buscam responder a questões atuais sobre temas importantes para a comunicação digital.
O primeiro deles – “Digital Fundamentals IAB Brasil” –tem o objetivo de explicar como a mídia digital funciona e dar detalhes do seu complexo ecossistema, que vem atraindo investimentos de forma consistente e já representa um terço do bolo publicitário no Brasil. Segundo a pesquisa Digital AdSpend 2019, realizada pelo IAB Brasil, os gastos com publicidade digital no País chegaram a R$ 15,7 bilhões em 2018(*). Entender como esse setor funciona, seus conceitos, vantagens, mecânica e riscos é indispensável para qualquer profissional de Marketing.
Prevista para vigorar a partir de agosto de 2020, a lei da privacidade dos dados e todo o arcabouço jurídico que envolve a coleta, tratamento e uso de dados pessoais será objeto do curso “O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Ecossistema da Publicidade Online”. O curso é direcionado a advogados que atuam em departamentos jurídicos de anunciantes, empresas de tecnologia, publishers, agências e escritórios de advocacia que atuam nesse setor, bem como profissionais de publicidade e marketing que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre aspectos regulatórios e técnicos que impactam suas operações.
A terceira novidade visa mostrar como o mobile está transformando as indústrias e é usado pelas empresas disruptivas para conhecer, entender e aprofundar a relação entre as marcas e seus consumidores. Ao explicar o mercado e como ele funciona, o curso “Análise, Gestão e Ativação de Audiências Mobile” fornece os princípios básicos para aqueles que desejam começar a usar o smartphone em suas estratégias de produto, marca, marketing e mídia.
Completam a grade de educação continuada do IAB Brasil e ESPM os cursos “Mídia Programática”, “Gestão de Audiências”, “Influenciadores Digitais” e “Mensuração e Atribuição”.
Mais informações sobre as inscrições, ementas, professores, datas e horários podem ser obtidas junto aos cursos de atualização