Curso é para quem Aplicar o conhecimento jornalístico às técnicas de gestão é o foco do curso de pós-graduação com ênfase em Direção Editorial, promovido pela ESPM. Com início do novo período de aulas agendado para o começo de março, em São Paulo, o projeto nasceu de conversas e ideias conjuntas entre Roberto Civita e outros representantes do conselho da instituição de ensino.

“Essa visão jornalística do todo nas empresas é a atual tendência da área. Nosso intuito não é ensinar o aluno a construir uma revista ou site, por exemplo, mas a contratar os profissionais adequados, preparar a equipe, enfrentar as crises”, diz Eugênio Bucci, diretor do curso.

Destinado a profissionais graduados (não necessariamente em jornalismo), com média de dez anos no mercado, o curso tem carga horária de 360 horas, ministradas ao longo de oito semanas (uma semana por mês, durante oito meses). O formato é diferenciado, com aulas em período integral das 8h às 18h. “A grade busca estimular a participação de profissionais de outras cidades e estados, para os quais seria complicado vir a São Paulo todas as semanas. Também vemos como grande vantagem o ‘mergulho’ que essa semana é capaz de promover. É possível a desconexão com o exterior, o aluno é favorecido pela possibilidade de avaliar sua atividade profissional. Este é um curso de amor à imprensa”, explica Bucci, responsável pela disciplina Modalidade Jornalística.

O corpo docente ainda é formado por Alberto Dines (História e Mudança no Jornalismo), Renato Janine Ribeiro (Ética na Imprensa), Thomaz Souto Corrêa (Edição e Design), Edson Crescitelli (Marketing e Gestão Estratégica), João Sayad (Teoria Econômica), Roberto Civita (Administração de Negócios Editoriais), Luís Francisco Carvalho Filho (Legislação, Justiça e Liberdade de Imprensa), Caio Túlio Costa (Informação e Comunicação na Era Digital), Roberto Camanho (Gestão de Processos), Júlio César Bastos Figueiredo (O Jornalista e os Números), Judith Brito (Gestão de Pessoas), Carlos Eduardo Lins da Silva (Indicadores de Qualidade Editorial), Ricardo Gandour (Casos que Ensinam) e Gilberto Cavicchioli (Trabalho de Conclusão).

No mercado há pouco mais de 60 anos, a ESPM está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Atualmente, mais de 630 professores fazem parte do corpo docente, que atua junto a cerca de dez mil alunos. A instituição venceu o prêmio Marketing Best 2012, com o case que divulgou a estreia do curso de jornalismo na graduação.