A ESPN e MasterCard estreiam Capitais do Futebol no domingo (17) simultaneamente em 18 países de língua espanhola e no Brasil. Co-produzido pela ESPN e a produtora 100Bares, vencedora do Oscar de 2010 com o filme “O Segredo dos seus olhos”, a série retrata quatro grandes centros do futebol mundial: Madri, Milão, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Com entrevistas de jogadores, jornalistas, treinadores e fãs os quatro episódios investigam como o futebol afeta a rotina das cidades, com enfoque para a rivalidade local, estádios, lendas, jogadores, momentos históricos e o que faz o esporte ser um modelo de vida para os fãs.
“Nosso objetivo com esse tipo de programa é levar aos fãs do esporte a terem uma visão diferente da que encontram em nossos programas de jornalismo e análise,” diz Juan Alfonso, vice-presidente do departamento de soluções comerciais da ESPN International.
Capitais do Futebol mostra ainda como o cartão MasterCard pode auxiliar os fãs a desfrutarem de novas experiências, com estabelecimentos e locais que se tornaram lendas, despertando o interesse por viajar para estas cidades.
Além disso, três vinhetas da marca com o título Ao Visitar são incluídas em cada episódio da série. Com duração de 30 segundos, apresentam pacotes sobre os lugares, o que visitar em cada cidade, e os vários estabelecimentos onde os consumidores podem utilizar o cartão MasterCard.
“Estamos maravilhados com a possibilidade de juntar forças com a MasterCard e produzir uma série original que capta a emoção da cultura do futebol,” afirma Lynne Kraselsky, vice-presidente sênior de vendas e patrocínio da ESPN International. “A aliança com a MasterCard mostra o compromisso que a área de soluções comerciais da ESPN International tem com os anunciantes de proporcionar oportunidades exclusivas de estabelecer uma conexão entre a mensagem das suas marcas e os consumidores.”
Além de sua presença na TV, a marca MasterCard se apresentará na internet através do site, criado exclusivamente para a série. O site apresenta um conteúdo exclusivo para a internet, com pesquisas online e interação entre os fãs, além de uma lista de lugares para visitar em cada cidade. A série também vai contar com outros elementos de apoio transmitidos através de múltiplas plataformas, tais como os mais famosos programas da ESPN realizados em estúdios no Brasil e América Latina, que vão apresentar trechos especiais antes do tema principal de cada episódio. Os segmentos vão consistir de discussões de especialistas sobre aspectos diferentes de cada cidade, como a sua história, suas equipes e jogadores.
O Departamento de Soluções Comerciais (International Marketing Solutions) é a mais recente divisão de vendas da ESPN. Este grupo enfoca o desenvolvimento de campanhas produzidas com exclusividade, e a geração de conteúdos que permitem o estabelecimento de conexões entre as marcas e os fãs de esportes.
O grupo gera campanhas inovadoras e envolventes, desde co-branded e client-branded , visando especificamente os fãs de esportes até os conteúdos originais que elevam a percepção dos anunciantes sobre os consumidores a fim de criar segmentos, integrações e programas que destacam a proposta de venda exclusiva do cliente. O projeto Capitais do Futebol enfoca o alto nível de qualidade – seja conceitualmente, visualmente ou do ponto de vista da narrativa, com perspectivas inéditas que complementam e suplementam tanto a mensagem da MasterCard como a conexão emocional com o fã de esportes e a capacidade de existir em múltiplas plataformas.
A série Capitais do Futebol foi realizada tendo em vista os mais altos padrões de produção da televisão. Uma equipe da ESPN e da 100Bares viajou vários meses por Madri, Milão, Rio de Janeiro e Buenos Aires para gravar todas as cenas apresentadas.