Com uma performance mais discreta que a do ano passado, o Brasil conquistou seis Leões na categoria de PR, sendo dois de ouro, dois de prata e dois de bronze. Em 2017, o mercado brasileiro bateu recorde de prêmios com 10 Leões.
“Acompanhei uma seleção de trabalhos bem variada. Procuramos por cases que tinham a essência do PR como foco principal. Na sequência, olhamos para a criatividade, afinal, estamos no Cannes Lions, e o evento incentiva isso. As ferramentas são sempre as mesmas, mas uma ideia diferente, uma nova maneira de trabalhar e ser criativo neste universo chamaram a atenção dos jurados”, diz Patricia Bartuira, diretora de contas da FleishmanHillard e jurada na categoria.
Metade dos Leões conquistados este ano na área foram para uma mesma campanha. “Essa Coca é Fanta”, criada pela agência David São Paulo, levou três prêmios, sendo dois ouro e um de prata.
“A ideia de uma marca conseguir mudar uma expressão local de cunho pejorativo para uma jogada positiva foi a grande sacada da Coca-Cola. A marca tem tudo a ver com a diversidade. Faz parte da sua essência. Este case foi muito bem recebido, foi por um ponto que não chegou a ser Grand Prix. A ação faz sentido em vários movimentos e canais. A marca conseguiu liderar uma discussão e uma mudança de comportamento. As pessoas deixaram de usar a expressão de forma pejorativa para usar isso de um jeito positivo e com o humor do brasileiro”, diz Patricia.
A Y&R, com o case Hemoji para Santa Casa de Misericórdia, ganhou um Leão de prata; a Lew’Lara/TBWA, com a campanha Nissan’s Follow The Ball para Nissan, um bronze; e a Africa, com o trabalho #MyGameMyName para Telefônica/ Vivo, um Leão de bronze.