Diretor e sócio da Academia de Filmes, Tadeu Jungle, e Roberta Medina (do Rock in Rio) serão os primeiros brasileiros a participarem do júri do novo Lions Entertainment, festival lançado este ano pelo Cannes Lions para premiar o entretenimento. Jungle vai julgar Entertainment Lions, categoria que premiará trabalhos de conteúdo na publicidade, e a executiva estará na área de som, em Entertainment Lions for Music. Para Jungle, esse é o momento do entertainment. “Vivemos uma revolução de plataformas e narrativas e está todo mundo tentando achar um caminho”. Segundo ele, o que mais surpreende nesse cenário é a capacidade de reinvenção da publicidade. O sócio da Academia de Filmes diz ainda que, mesmo nesta época tão ruim da nossa economia e política, acredita ver bons trabalhos brasileiros no festival, já que “o Brasil sempre foi um expert em criatividade”. Confira abaixo algumas opiniões de Tadeu Jungle.
Grande virada
Eu acredito que esse é o momento do entertainment. Nós estamos numa grande virada no mundo. O mundo está numa revolução de plataformas, numa revolução de narrativas, e isso envolve a publicidade, os players de conteúdo e os exibidores. E está todo mundo tentando achar um caminho. E nessa ebulição, eu espero que em Cannes a gente consiga encontrar algumas soluções, ou pelo menos alguns bons cases que apontem para novos caminhos.
Mestre da criatividade
O Brasil sempre foi um expert em criatividade. Sempre foi um mestre em dar um jeito nas coisas mais rápido, de se adaptar facilmente aos novos desafios. Acredito que o Brasil tem chances. Estou bem curioso para ver todos os inscritos. Faz parte do caráter do país se adaptar ao novo e construir o novo. Somos seres antropofágicos e nos reinventamos comendo um pouco de todo mundo. Há anos as criações brasileiras se destacam em Cannes. Mesmo neste momento tão ruim da nossa economia e política, sigo com esperanças em ver bons produtos por lá.
Sensação especial
Tenho grandes expectativas. Acho que todos os jurados de Entertainment compartilham uma sensação muito especial de inaugurar uma nova categoria do Festival de Cannes. É uma honra representar o Brasil na avaliação dos cases em que as marcas se propõem a criar conteúdo.
Cases
O presidente do júri de Entertainment (Jae Goodman, CCO e co-head da CAA Marketing) nos pediu para não citar cases neste momento. Posso dizer que já começamos a avaliação dos trabalhos, e há peças de conteúdo para a marca que são realmente surpreendentes.
Candidatos a prêmios
Vou ter de manter o suspense aqui.
Realidade virtual
Surpreende-me a capacidade de reinvenção da publicidade, em especial pela apropriação de linguagens. Tenho certeza que 2016 é um ano icônico para a realidade virtual, por exemplo. Ainda vamos nos entreter muito com ela. E o caminho em que as marcas são as produtoras de conteúdo pra valer e não apenas apoiadoras me parece estimulante e rejuvenescedor na comunicação audiovisual.
Mais importante
A capacidade de as peças serem emocionantes, de ter um impacto de longo termo na memória do espectador e tudo isso estabelecendo uma conexão com a marca, principalmente, são os pontos mais importantes.