Para comemorar seus 140 anos, o jornal O Estado de S. Paulo lança campanha, criada pela WMcCann, que ressalta que, em meio a tantas transformações pelas quais o país passou, a única coisa que não mudou nessas 14 décadas foi o Estadão, que sempre esteve ao lado do cidadão pelo direito de querer saber.
O filme traz como trilha sonora uma clássica roda de samba que dá ritmo à entrada e saída dos letterings: “De 1875 para cá, o Brasil teve 9 moedas até chegar ao Real. Teve 2 capitais federais: Rio de Janeiro e Brasília. Teve 8 Constituições. Teve 37 governantes: 1 Imperador e 36 Presidentes. 23 eleitos pelo povo”.
O comercial segue mostrando fatos históricos e a transformação deles ao longo desses 140 anos: a escravidão e a libertação dos escravos, a ditadura do Estado Novo, a ditadura militar e a democracia com as eleições diretas para presidente. Passando por acontecimentos políticos, esportivos e musicais, o comercial termina com a mensagem de que, de 1875 para cá, tivemos idealistas e corruptos, heróis e anti-heróis, caraduras e caras-pintadas. Na cena seguinte, o conceito da campanha seguido da assinatura que resume o posicionamento do veículo: “O Brasil precisa saber. Quer saber? Estadão”. Além do filme, a ação conta ainda com peça para mídia impressa e online, sendo esta última desenvolvida pela E/OU-MRM.
https://www.youtube.com/watch?v=-L91OEUlhtM