Em pesquisa com 2,5 mil pessoas, que avaliaram marcas de 25 categorias, o Estadão e o Troiano Branding perguntaram aos entrevistados quais as marcas mais envolventes, que mais engajam o consumidor? O resultado foi compilado no ranking Marcas Mais. O estudo mediu e definiu, em um modelo de análise que vai do Desconhecimento ou da Rejeição até à Preferência e Idealização, as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento. A escolha das categorias e das marcas foi uma escolha soberana dos editores do Estadão.
Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (28) em suplemento especial do jornal, além de revista com estudo completo vendida em banca e distribuída a mailing VIP. No portal Estadão.com, uma área traz detalhes e resultados do ranking.
A escolha das vencedoras não tem qualquer relação com uma avaliação técnica dos produtos ou serviços que elas representam. “O Marcas Mais é uma evolução em relação a outros tipos de indicadores e diferentes rankings do mercado, que medem o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores (awareness, no jargão de marketing). Faz uma medição mais profunda, que exige um questionário mais completo, em diversas etapas”, explica Ernesto Bernardes, diretor de Projetos Especiais do Estadão, responsável pelo projeto.
Segundo ele, a pesquisa se diferencia pelo que o consumidor percebe efetivamente da marca, no seu engajamento. “Não é necessariamente a marca de cuja campanha as pessoas se lembram. Mas a que mais engaja o consumidor – ou seja, a que gera sentimentos mais próximos da intenção de compra”, adiciona.
Para Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding, “ser conhecida e lembrada não é o objetivo final de um processo de gestão de marca. O que procuramos mostrar neste ranking é exatamente esta categoria de marcas”.
Foram 69 empresas vencedoras, pois algumas delas estiveram em mais de um segmento, além de empates. Em cada uma das categorias foram definidas três empresas vencedoras. Conheça as Marcas Mais em suas 25 categorias no site do projeto.