A organização da 5ª edição do Prêmio Desafio Estadão Cannes promoveu na manhã desta quarta-feira (17), em São Paulo, um almoço comemorativo para premiar os vencedores do concurso em 2019.
Este ano, a presidência do júri ficou sob a batuta de Adriano Alarcon, CCO da F.biz. Ao todo, foram 101 inscrições, 15 finalistas e 13 jurados.
Na categoria Branded Content o case vencedor foi “Manifesto da cachaça” da Diageo; a Skol, com projeto da F/Nazca Saatchi & Saatchi, ganhou na área de Criação com “Marcas aliadas LGBTQ+”; em Vídeo, que teve patrocínio da plataforma Teads, o trabalho eleito pelo júri foi “Whooper em branco”, da David para o Burger King; o Brief Criativo, cujo tema de 2019 foi “Conscientização sobre a aceitação de refugiados” teve como vencedora a AlmapBBDO com o case “Charges para o futuro”; já na categoria Mídia do Ano, Francisco Custódio, diretor geral de mídia da Africa, foi o laureado (relembre os cases vencedores aqui).
“Queria agradecer a indicação e o reconhecimento, ao Estadão, além de cumprimentar o Paulo Ilha (DPZ&T) e Gláucia Montanha (Y&R), que estavam concorrendo comigo, queria agradecer o mercado pela consideração, principalmente aos mídias que me colocaram aqui e agradecer a Africa, que acredita em meu trabalho há 13 anos e queria dedicar esse prêmio à minha filha Julia, que é a pessoa mais importante da minha vida e é sem dúvida a pessoa que me tira da cama para ir trabalhar, é por ela que faço tudo isso”, diz Custódio.
Brasões
Este ano, o Estadão propôs que as agências customizassem escudos de madeira, criando um brasão representando seus reinos. Houve um empate técnico e as peças vencedoras foram da WMcCann e da AlmapBBDO.
“Fomos atrás do que representava o brasão e descobrimos que o princípio dele era representar feitos de grandes guerreiros. Isso casou com um pensamento da própria agência e juntamos as duas coisas. Temos esse grafismo e todo o ambiente da agência é inspirado numa coisa indígena brasileira e chegamos à ideia de que a coisa mais valiosa que agência tem são esses guerreiros. E como fazer todos os funcionários caberem em um brasão tão pequeno? Pensamos que poderíamos transformar ele em uma peça que leve para todos estes guerreiros”, afirma Guilherme Valverde, diretor de arte da WMcCann.
“Chamamos um fotógrafo parceiro, o Zarella Neto, fizemos uma seleção dentro da agência buscando departamentos diferentes, etnias diferentes, idades diferentes e demos essa misturada de diversos tipos de guerreiros”, comenta Caio Machado, diretor de arte da agência.
Já Vitor Rolim, responsável pelo projeto da AlmapBBDO, foi buscar na poesia concreta e no lixo a inspiração para a sua peça. “Eu sabia que para criar um valor novo eu tinha que ir onde as coisas não têm valor. Fui num ferro velho e levei 40 kg de lixo para casa por R$15 reais. […] Cheguei à conclusão que o retrato do criativo seria mais apropriado para fazer o escudo da Almap. Essa escultura é o nosso retrato. São pessoas que são pedaços de coisas, nenhum criativo é uma coisa só. Todo publicitário é uma grande colagem de talentos, objetos e experiencias. Ele cai na publicidade porque é o único lugar que aceita gente louca e que tira proveito disso para gerar valor para as marcas. Meu objetivo não foi fazer um escudo para Almap, foi fazer algo que representasse as pessoas da agência e se você parar de girar a alavanca, para de ter ideias e a lâmpada para de iluminar. Foram mais de 20 versões até chegar nessa que realmente que funcionou”, celebra o diretor de arte.
As peças das 20 agências participantes ficaram expostas durante o evento. “É muito legal ver a criatividade partindo de um escudo bruto é uma ação paralela, mas que mostra o empenho a importância que as agências dão ao projeto do prêmio Cannes Estadão”, aponta Paulo Pessoa, diretor executivo comercial do jornal, que é o representante oficial do festival no Brasil desde 2001.
Estadão
Além das categorias de Branded Content, Brief Desafio e Profissional de Mídia do Ano, passam a fazer parte do Desafio este ano as competições de Criação, que une os trabalhos de Impresso e Multiplataforma, e a de Vídeo, que contará com patrocínio da plataforma de mídia Teads, do jornal. A premiação em 2019 ofertada pelo Estadão corresponde a R$ 300 mil, entre passagens, hospedagens e inscrições no Festival de Cannes para os vencedores.
“Nós queremos estimular o mercado e queremos que cada vez mais as agências participem, mostrem sua enorme criatividade e criem peças que realmente demonstram para as marcas o poder do Estadão e das suas mídias e plataformas para desenvolver campanhas de acordo com as estratégias dos clientes”, diz Pessoa.
“Tivemos este ano a nova categoria de vídeo com a Teads que foi muito bem recebida e, logicamente, como é o início de uma nova categoria nós esperamos que ela venha a ter muito mais participação, mas tem sido um sucesso”, revela o diretor executivo.
“Mais uma vez esperamos que o Brasil seja reconhecido como uma grande potência criativa e não só uma potência no mercado de mídia”, finaliza.