O valor do mercado publicitário chinês cresceu 3,5 vezes de 2006 para 2015, enquanto o mercado americano permaneceu estável no mesmo período, segundo a nova edição do Global Ad Trends Report, estudo elaborado pelo Warc desde 1980. Com isso, os Estados Unidos seguem líderes de gastos com publicidade (mais de US$ 168 bilhões em 2015) e a China aparece em segundo lugar (quase US$ 51 bilhões), impulsionada principalmente pelo mobile.
Além de confirmar a China como o país com o crescimento mais acelerado da área na última década, a pesquisa traz uma informação animadora: o valor geral dos investimentos com publicidade, em âmbito global, considerando variações cambiais e inflações, está agora no mesmo patamar que precedeu a crise financeira global, entre 2007 e 2008.
“O valor combinado do trade, mundialmente, levou oito anos inteiros para se recuperar da crise financeira global”, destacou James McDonald, senior data Analyst do Warc e autor da pesquisa. “Também é fascinante notar a trajetória dos dois maiores mercados publicitários do mundo: enquanto o valor gasto nos Estados Unidos permaneceu sem mudanças durante dez anos até 2015, o mesmo gasto na China cresceu três vezes e meia no mesmo período”, disse.
O Warc destaca ainda a força do mobile na China, que se tornou a maior plataforma de anúncios do país. Isso torna o mercado chinês o primeiro do estudo com tamanho desenvolvimento na área. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, a entrega de anúncios em mobile, que também é forte, tornará o canal o segundo mais importante do país, com valor estimado de US$ 40 bilhões, apenas no próximo ano, de acordo com a estimativa do relatório.
Apesar do crescimento do mobile, a TV segue como o meio com maior investimento publicitário, tendo gerado, em 2015, US$ 195 bilhões ao redor do mundo.