Camilo Leles, gerente de comunicação, branding e digital na Saint-Gobain Produtos para Construção, fala sobre a nova campanha da marca e posicionamento, entre outros temas

Criada em 1937 para realizar a reforma no Viaduto do Chá, em São Paulo, com o fornecimento da primeira argamassa industrializada do país, Quartzolit aposta na tradição para se manter forte. Para representar valores como confiança, proximidade e tradição, a marca conta com o cantor Michel Teló como garoto-propaganda, que protagoniza a campanha ‘Quartzolit, um sucesso que atravessa gerações’, desenvolvida pela Innova.

“Buscamos alguém que representasse o povo brasileiro e capaz de se comunicar com os mais diversos públicos – desde pedreiros, lojistas e o consumidor final”, diz Camilo Leles, gerente de comunicação na Saint-Gobain Produtos para Construção, dona também da Brasilit, líder em telhas de fibrocimento no país e sinônimo de categoria.

Na entrevista a seguir, o executivo também fala sobre a estratégia de patrocínio das marcas ao futebol brasileiro.

Como é manter a tradição de uma marca como a Quartzolit?
Manter a tradição e força da marca Quartzolit é uma responsabilidade enorme. A empresa é uma referência no setor e é reconhecida pela qualidade de seus produtos por todos os envolvidos no cenário da construção civil brasileira, desde aplicadores e técnicos responsáveis até empreendedores, institutos de pesquisa e toda a cadeia de distribuição de materiais de construção. Além disso, a Quartzolit é uma marca querida pelos profissionais brasileiros. A empresa reforça sua tradição e pioneirismo, sendo uma das marcas mais conhecidas e admiradas do setor no Brasil.

Camilo Leles, gerente de comunicação, branding e digital na Saint-Gobain Produtos para Construção (Divulgação)

Há quantos anos a marca está no mercado e de que forma se comunica com o consumidor brasileiro?
Fundada no país em 1937, para realizar a reforma no Viaduto do Chá, na cidade de São Paulo, com o fornecimento da primeira argamassa industrializada, a marca coleciona, de lá para cá, histórias e soluções inovadoras no mercado. Com mais de 85 anos, a Quartzolit se destaca pelo sucesso que atravessa gerações, fazendo parte da vida dos brasileiros há décadas. Uma empresa construída por pessoas para pessoas, contribuindo para que histórias aconteçam desde o primeiro projeto até hoje, em tantos lares e entre tantos públicos. Comunicando e representando este público, a marca tem como embaixador, desde 2023, o cantor sertanejo Michel Teló. O artista reforça a tradição da marca com a campanha ‘Quartzolit, um sucesso que atravessa gerações’.

A marca tem algum jingle? Qual é o posicionamento?
O posicionamento da marca é ‘Confiança’, reforçado pela campanha ‘Quartzolit, um sucesso que atravessa gerações’, lançada em 2023, que é estrelada pelo embaixador da marca, Michel Teló. A campanha conta com quatro filmes publicitários, spots e anúncios em mídia impressa, OOH e posts nas redes sociais.

Qual é a participação de Quartzolit no setor de argamassas, rejuntes e impermeabilizantes no Brasil?
A Quartzolit é líder no mercado em argamassas e rejuntes, sendo a marca Top of Mind em assentamento de revestimento. A Quartzolit possui em Jandira a maior fábrica de argamassas do mundo.

Por que Michel Teló foi escolhido para ser o garoto-propaganda da marca? Tem alguma campanha com ele no ar?
O Michel Teló é embaixador da Quartzolit desde 2023. Buscamos alguém com os valores da marca como confiança, proximidade e tradição, que representasse o povo brasileiro e capaz de se comunicar com os mais diversos públicos – desde pedreiros, lojistas e o consumidor final. A campanha com o artista reforça a tradição da marca com o mote ‘Sucesso que atravessa gerações’, sendo o sucessor de Rolando Boldrin, que foi garoto-propaganda da marca desde os anos 1990.  A campanha está no ar e conta com forte presença em mídias digitais, TV, rádios e mídia out of home.

Leia a matéria completa na edição de 13 de maio de 2024