Com a edição presencial do festival cancelada este ano em Londres devido à pandemia da Covid-19, o julgamento online do D&AD Awards 2020 está previsto para ocorrer entre maio e junho. A organização afirmou na época da decisão que, na medida do possível, o objetivo era fazer o melhor pela comunidade criativa. Acreditava também que os melhores trabalhos dos últimos 12 meses mereciam ser premiados. Matias Menendez, ECD da Africa, é um dos brasileiros confirmados no júri. Ele vai julgar Entertainment, que em sua opinião deveria ser o objetivo número 1 da comunicação. “Para mim, entretenimento significa criar alguma experiência, tanto física como visual para as pessoas. Pode fazer rir, chorar, refletir ou surpreender. No fim, é a experiência completa do consumidor que importa e é nela que precisamos pensar”, defende. Nesta entrevista, o criativo também fala sobre criatividade, tendências e suas expectativas com o festival. “Achei muito interessante que o júri se encontrará virtualmente, em várias sessões agendadas, acomodando da melhor forma as diferentes time zones dos jurados, para elegermos juntos os melhores trabalhos”. Confira sua entrevista abaixo.
Critério
Na hora de avaliar um trabalho criativo eu sempre penso nas pessoas. Acredito que os trabalhos mais simples e mais provocadores são aqueles que as pessoas mais desfrutam.
Entertainment
Entretenimento deveria ser o objetivo número 1 da comunicação. Para mim, entretenimento significa criar alguma experiência, tanto física como visual para as pessoas. Pode fazer rir, chorar, refletir ou surpreender. No fim, é a experiência completa do consumidor que importa e é nela que precisamos pensar. Mais do que nunca, precisamos pensar no contexto em que ele vai receber a peça e nos sentimentos e emoções que queremos evocar, durante e depois.
Tendências
A verdade, nua e crua, é que a tendência é sempre a mesma: ser provocador, valente e relevante para as pessoas.
Julgamento online
Essa será a minha primeira vez no júri do D&AD e não poderia estar mais feliz com esta oportunidade. O D&AD é um festival que sempre admirei. Achei muito interessante que, após a primeira etapa de julgamento online de todo o material inscrito, o júri se encontrará virtualmente, em várias sessões agendadas, acomodando da melhor forma as diferentes time zones dos jurados, para elegermos juntos e premiarmos os melhores trabalhos. Hoje em dia estamos todos nos acostumando a trabalhar online. Isto será o futuro, sem sombra de dúvidas. Aliás, já é nosso presente. É claro que se perde um pouco o fato de não estarmos juntos fisicamente, falar mais ao vivo, mas acho que não será um problema para julgar as peças.
Experiência
Já participei de vários outros festivais e também tive a oportunidade de ser presidente de júri. Sempre é uma experiência incrível e de enorme aprendizado. É muito fascinante o que sai de uma sala (agora virtual) com pessoas de vários países, com backgrounds e culturas diferentes que estão reunidas para opinar sobre trabalhos de alta qualidade. Não tem como ser jurado de um festival e não sair dali um criativo melhor.
Lápis
O D&AD é um dos festivais mais criteriosos e prestigiosos do mundo, então ganhar um Lápis acaba sendo ganhar um dos prêmios mais difíceis do mercado. E, justamente por isso, todo mundo deseja ganhar um pelo menos uma vez na vida.
Criatividade ou estratégia?
Acho impossível separar uma coisa da outra. Criatividade sempre tem estratégia. Todo criativo precisa pensar estrategicamente para criar trabalhos relevantes.
Apostas
Apostas a gente sempre tem. Quando Moldy Whopper foi lançado, por alguns dias só se ouviu falar sobre ele. Acho que esse é um indicativo de job que tem grandes chances de ganhar. O Brasil é uma referência mundial em criatividade, então não tenho dúvidas que devem vir trabalhos bem fortes. Espero que a gente possa ver muitos trabalhos brasileiros se destacarem e serem reconhecidos no festival, como vem acontecendo nos últimos anos.