Na jornada de compra, as pessoas têm buscado opções 'baratas e bonitas' em e-commerces como a Shopee, mostrou levantamento

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval e uma das regiões do Brasil que é sede de algumas das mais tradicionais festas da época é o Nordeste. Pensando nisso, a Ampla produziu um estudo de insights e tendências sobre como a região espera, comemora e conversa sobre o Carnaval.

A pesquisa tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o comportamento das pessoas e das marcas, com a intenção de situar as empresas e profissionais do setor sobre as possibilidades que o Nordeste traz.

Um dos dados apresentados pelo levantamento é o de gênero. Segundo a pesquisa, as mulheres são as mais ativas quando o assunto é Carnaval. Na Bahia, o percentual do público feminino respondeu por 47% das menções na região; em Pernambuco, a porcentagem foi de 46%.

À medida em que a festa se aproxima, o buzz nas redes sociais sobre o assunto aumenta e, segundo a pesquisa, embora o Twitter seja a rede que gera mais conversa, foi notado que o volume dos posts no Instagram sobre o tema mais que dobraram na primeira quinzena de janeiro, indo de 14.527 publicações para 30.404.

Entre os assuntos mais citados pelo público nordestino sobre a data, os itens de vestuário, fantasias, acessórios e calçados são os responsáveis pelo maior volume de menções, somando 38% dos assuntos.

O relatório afirmou que, para os nordestinos, o planejamento do look é um passo importante na jornada de consumo durante o período prévio do carnaval e temas como ideias de customização, sugestões de make-up e dicas para economizar nas fantasias surgiram como os principais temas discutidos pelos foliões.

Nas intenções de compras para a data, o e-commerce tem sido impulsionado ao longo dos dias. Segundo a Ampla, a informação esclarece a jornada de compra dos carnavalescos, que têm buscado opções baratas e bonitas na internet e, entre os sites de compra mais citados estão a Shein e a Shopee.

Junto a isso, o estudo também apontou quais são os meios que os foliões usam para se inspirarem, destacando o TikTok, YouTube e Pinterest.

Entre os termos mais citados envolvendo o TikTok, as dancinhas ganham relevância entre os nordestinos como uma forma de aprenderem as coreografias do momento. O relatório também constatou que, apesar da fama que alcançaram ao longo dos anos, as "dancinhas do TikTok" não são de agrado de todos e há quem prefira a tradição nas danças das músicas desta época.

Sendo um dos feriados prolongados mais aguardados pelos brasileiros, outro assunto que permeia as redes sociais conforma a data se aproxima é o local onde as pessoas irão se divertir durante os dias de festa e, pelo o que apontou a pesquisa, os foliões nordestinos estão mais inclinados a irem para os blocos e trios de rua.

Há quem prefira passar os dias de feriado em casa. Segundo a pesquisa, 58% das pessoas afirmaram que ficaram em suas residências e, entre os motivos estão "descansar" com 39%, "fazer outras atividades de lazer" como games, com 17% e assistir a séries e filmes com 21%.

Apesar disso, 14% dos relatos afirmam que irão assistir a transmissão do carnaval pela televisão, principalmente para acompanhar as escolas de samba do Rio e São Paulo.