Uma previsão da Ford sobre o que esperar do comportamento dos consumidores nos próximos anos revela que uma renovação no senso de inspiração e criatividade nas pessoas para tornar o mundo melhor. A versão completa do conteúdo pode ser acessada neste link.  

Chamado Looking Further with Ford 2016”, o estudo da Ford estuda como a tecnologia, a sustentabilidade e a colaboração podem ajudar a criar soluções que melhorem a forma como os consumidores vão viver, trabalhar e se locomover no futuro. A cultura e o comportamento do consumidor estão transformando rapidamente a visão sobre saúde, consumo, transporte e trabalho. 

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“Em nossos quatro anos de pesquisa das tendências de consumo, nunca vimos um grau tão forte de otimismo, força e autoconfiança”, diz Sheryl Connelly, gerente de futurismo e tendências globais da Ford. “Essa mesma criatividade e espírito empreendedor estão presentes em todas as áreas do nosso negócio.” 

O estudo conclui que a nova visão sobre saúde, consumo, transporte e trabalho está transformando rapidamente a cultura e o comportamento do consumidor. Globalmente, mais da metade dos jovens concorda que se destacar é mais importante que se enquadrar – revelando um foco crescente na autossuficiência e determinação. Além disso, os consumidores estão ansiosos para espalhar boas notícias e mais propensos a compartilhar histórias positivas nas mídias sociais. Como membros de uma população cada vez mais idosa, também buscam prolongar a qualidade de vida e a liberdade pessoal. 

Com base na pesquisa, a Ford resumiu o trabalho em dez tendências de comportamento do consumidor para os próximos anos: 

1)   Abraçando os heróis: se a boa vontade é fraca na liderança estabelecida, ela avança nas comunidades e indivíduos que estão repensando o significado de ser um bom cidadão, vizinho e pessoa. Heróis do dia a dia estão subindo ao pódio e inspirando outros a fazer o mesmo.

2) Vida “canivete suíço”: a ênfase crescente na autoconfiança criou um caráter de propósito e utilidade. Vida melhor hoje não significa ter mais coisas – é viver de forma mais inteligente, fazendo um uso melhor de menos coisas.

3)  Falta de tempo: “Tanta coisa para fazer, tão pouco tempo” tem sido sempre um dos enigmas da vida. Mesmo com maior conectividade, estamos cada vez mais ocupados e o tempo é mais escasso que nunca.

4) Vida fácil, trazida a você pelo assistente eletrônico: com o crescente apoio da inteligência artificial, a tecnologia de serviço completo permite delegar responsabilidades a sistemas que aprendem e se adaptam às nossas necessidades – aumentando a nossa esperança em uma vida melhor.

5)      Ter consciência está em voga: dois terços dos consumidores de todo o mundo dizem que estar consciente não é uma moda passageira. A vida se torna cada vez mais complicada e exigente e o caminho que muitas pessoas estão adotando é ser menos atribuladas e mais conscientes – dando-se tempo e espaço para respirar, refletir e reagrupar.

6)      Medo de envelhecer: conforme as pessoas vivem mais e de forma mais saudável, a noção de envelhecimento vai sendo redefinida. Mudanças nos cuidados de saúde, nutrição e medicina levam as pessoas a rejeitar os estereótipos sobre o que significa ser idoso.

7)      Ajuste para desajustados: hoje tamanho único não serve para ninguém, as conexões entre as principais marcas e os consumidores dependem de laços mais personalizados e significativos.

8)      Não ao desperdício: em uma sociedade de alto consumo, os inovadores buscam extrair valor de coisas que ninguém quer. A tendência de sustentabilidade estimula a imaginação e engenhosidade das pessoas.

9)      Comprando numa economia flexível: antes exclusivo na área da criação, o trabalho “free lancer” é cada vez mais usado, mudando a forma como produzimos e consumimos bens e serviços.

10)   Revolução no varejo: o varejo não é mais simplesmente uma questão de produto, mas de experiência. Varejistas estão encontrando novas maneiras de criar uma ligação com os consumidores.