VP da Magnite para Latam, Rafael Pallares fala sobre as brechas para a publicidade programática com o crescimento da TV conectada

Vice-presidente Latam da Magnite, plataforma sell-side de publicidade programática, Rafael Pallares destaca que a principal oportunidade do momento para o mercado é o espaço que o streaming abre para o aumento do investimento em propaganda.

Estudo proprietário da Magnite, intitulado “The rise of ad-supported streaming 2023”, mostra que 83% dos streamers na América Latina assistem conteúdo com anúncios, enquanto somente 17% assinam um serviço de streaming sem publicidade. O índice no Brasil é similar – 81% dos streamers preferem conteúdo com anúncios, sendo que 38% veem streaming suportado só por publicidade e 43% fazem um mix com assinaturas. Já 19% possuem somente serviços de assinatura que não exibem anúncio.

“O mercado de programática está crescendo em diferentes canais, sendo que cada um tem o seu fluxo. O primeiro canal que adotou o programático foi display/vídeo online. Essa área migrou muito para o programático. Também vimos um crescimento forte no áudio e, nos últimos dois anos, no digital out-of-home. O canal que está crescendo e adotando o programático na mesma proporção é o streaming em vídeo”, afirma Pallares.

O executivo ressalta que a audiência está migrando cada vez mais para o streaming e vê um crescimento acelerado no Brasil de serviços de streaming com modelos de publicidade. Vale lembrar que, recentemente, a Netflix anunciou o fim do plano básico sem anúncios, medida vista por especialistas como uma forma de incentivar o plano com publicidade.

“A distribuição de conteúdo via streaming está se ampliando muito. O produto ganha velocidade de escape. Isso gera uma adoção muito grande do serviço, o que gera uma oportunidade para as marcas se comunicarem com os clientes. É um desafio/oportunidade de ampliar presença nesse espaço”, diz ele.

De acordo com o estudo, 45% dos brasileiros  assinantes de TV paga e de plataformas de streaming sem publicidade estão satisfeitos em ver anúncios como forma de reduzir os custos dos serviços de streaming. Além disso, nove entre dez usuários confiam nos anúncios que veem em TV conectada. No geral, 73% dos brasileiros usuários de plataformas de streaming com anúncios assistem conteúdo via streaming juntamente com duas ou três pessoas.

Leia a matéria completa na edição de 27 de novembro de 2023

(Crédito: Foto de Rodion Kutsaiev na Unsplash)