Executiva foi a entrevistada do episódio #62 do Propcast; ouça agora

Andreia Abud está como vice-presidente de mídia na WMcCann desde agosto de 2022, quando assumiu o posto até então de Fabio Urbanas. Formada em publicidade e propaganda, com MBA executivo em comunicação pela ESPM, a executiva atuou, antes de chegar à WMcCann, na Wieden+Kennedy, onde era head de operação de mídia.

Antes, Andreia já tinha trabalhado na WMcCann entre 2020 e 2021 como head de mídia da Thrive, sendo responsável pelo planejamento e gerenciamento de toda a mídia digital para as marcas da Nestlé, e ocupou a mesma função na Red Fuse Communications.

Nesta entrevista, Andreia fala sobre a influência do pai, Hélio Abud — que foi um dos fundadores do Grupo de Mídia de SP —, da estrutura da WMcCann, a importância dos dados nos negócios dos clientes.

Andreia Abud, VP de mídia da WMcCann (Divulgação)

Influência do pai
Desde muito pequena eu vivo nesse mundo da publicidade, da mídia. Eu fiz ESPM e, na faculdade, tive a oportunidade de transitar, conhecer outras áreas. Ao mesmo tempo, eu me esforçava a pensar desde outras profissões até a área de mídia, o que foi o que eu queria. Eu sempre achei que a mídia era o coração de tudo, e eu via que tudo isso era genuíno. Eu sempre quis me aprofundar nessa área.

Atuação da mídia
A mídia tem um papel primordial para os negócios dos clientes. Na WMcCann, a gente traz insights, dados, resultados e caminhos que ajudam o cliente a aprimorar o resultado de negócios. A gente atua em prol da criatividade, mas sabemos que tudo só vai fazer sentido se trouxer resultado, seja do ponto de vista de marca ou de venda.

Pensando nos negócios
A mídia 'driva' naturalmente o negócio dos clientes. Quando a gente faz as recomendações estratégicas e táticas, a gente está sempre pensando no negócio e nos resultados que os clientes precisam. Temos uma área de dados preparada para rodar os modelos, e ser base para as recomendações de mídia. Outro ponto é que o nosso acompanhamento de dado traz muito insights do ponto de vista do consumo, por exemplo.

Importância dos dados
Acho que os clientes têm diferentes maturidades, e o nosso papel é respeitar a maturidade de dados e digital, mas também elevar a barra. Eu diria que temos de estar ao lado deles para justamente aumentar essa barra. O desafio é muito da segurança do cliente, para que ele possa dividir os dados com a gente, para atuar em prol dele mesmo.