Nestlé, Cacau Show, Lacta, Hersheys e Kinder foram citadas no levantamento

A Páscoa, celebrada no dia 31 de março, traz expectativas elevadas. Segundo a Mondelez Brasil, uma das maiores fabricantes de chocolate do país, a projeção é de um crescimento de 5% a 10% nas vendas para 2024. Pensando nesse cenário, a Squid, empresa de tecnologia especialista em marketing de influência baseado em dados, com o objetivo de gerar insights para o mercado, elaborou uma pesquisa com foco em entender os hábitos de consumo dos criadores de conteúdo brasileiros para a data.

“A creator economy tem crescido ano a ano e ganhado cada vez mais adeptos. A expectativa é que essa economia dobre de tamanho e chegue a US$ 480 bilhões até 2027, segundo o banco de investimentos Goldman Sachs. Visando esse cenário, as marcas estão investindo cada vez mais em campanhas de marketing de influência principalmente focadas em conversão, e uma das melhores ferramentas para gerar resultado é o uso de criadores de conteúdo”, afirma Mariana Tahan, diretora de marketing da Wake, detetora da Squid. Dentre os entrevistados, a esmagadora maioria, 87,1%, “considera a data extremamente importante para celebrar, permanecendo como um feriado profundamente enraizado na tradição familiar, com 96,3% dos participantes afirmando passá-lo com seus entes queridos”.

O estudo também revelou insights sobre o momento e os locais de compra mais comuns. Cerca de 44,2% dos entrevistados costumam adquirir chocolates em um período de duas semanas que antecede a data, enquanto 32,4% realizam as compras com um prazo de uma semana anterior à data.

Entre os locais de compra, 49,4% dos respondentes afirmam que preferem fazer suas compras em supermercados e atacarejos, seguidos de 35% que optam pela compra em lojas físicas das marcas. “Os dados reforçam a tendência dos últimos anos. Em 2023, o segmento de supermercados registrou um aumento de 21,7% nas vendas durante a data comemorativa, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Isso mostra a oportunidade que as marcas e supermercadistas têm para realizar campanhas efetivas, levando em consideração também o período de preferência de compra dos consumidores”, ressalta Mariana.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 11 de março de 2024