Para mapear as principais tendências para a Black Friday de 2019, o Google encomendou uma pesquisa com a Provokers. Ao todo, foram ouvidas 1.500 pessoas de todo o Brasil. Além disso, também foi feito uma pesquisa on-line por meio da ferramenta Google Survey (1.000 pessoas de todo o Brasil).

Entre os resultados obtidos, as pesquisas revelam três grandes tendências sobre a data.

On-to-off

Segundo o estudo, 2019 será o ano em que o número de compradores em lojas físicas deve se igualar ao online. Essa tendência será impulsionada pelo consumidor multicanal:

Os consumidores multicanais representarão 25% do total em 2019 vs 7% no ano passado);

A compra pode ser off-line mas a busca é on-line: dois em cada três brasileiros pesquisa on-line antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes;

Retira na loja (BOPIS, na sigla em inglês) é a bola da vez da omnicanalidade: 39% dos brasileiros consideram que a opção como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday. Além disso, 24% dos compradores do evento esse ano esperam usar essa forma de entrega para suas compras on-line.

Apps

O Brasil figura entre os principais países do mundo na utilização de aplicativos de varejistas: 57% dos e-shoppers brasileiros já realizaram compras através de um aplicativo;

Antecipação: durante a Black Friday, a semana pré é a que mais cresce na taxa de downloads: 27% YoY versus 7% na semana da Black Friday, de acordo com a AppAnnie;

Apesar de 36% dos internautas pretendem comprar através de app na BF de 2019, apenas 28% tem o app do seu varejista favorito instalado.

Expansão

54% dos fatores de escolha na hora da compra estão ligados à confiança e nível de serviço (e não ao preço);

Confiança na loja: 16%; Confiança na marca/produto: 13%; Pagamento parcelado: 11%; Valor do frete: 10%; Tempo de entrega: 4%

Em um evento no qual 61% acharam que os preços estavam iguais ou mais caros que na Black Friday do ano anterior, benefícios como condições de pagamento especiais e cupons ganharam relevância;

Estratégias como Black Box da Magazine Luiza e cashback da B2W tiveram como objetivo inovar além do preço: essas ações tiveram forte recall pelos participantes do evento;

Apesar do crescente interesse por cashback, apenas 23% dos e-shoppers diz saber o que é cashback e 60% deles de fato mostra conhecimento.