Durante a quarentena, as pessoas estão alterando seus hábitos, mudando as atividades de fora de casa para novas rotinas para suprir suas necessidades funcionais (trabalho, vida financeira, saúde física e responsabilidades), emocionais, inspiracionais e sociais.
Uma pesquisa do Google com mais de 1.300 pessoas no dias 31 a 01 de abril mostrou que trabalhar/estudar é atividade principal para 35% dos internautas brasileiros em casa, seguido por tarefas domésticas (21%), se informar (11%), exercício em casa (9%) e atividade com filhos (7%).
É possível ver no comportamento da Busca que o brasileiro começou a procurar opções e dicas de “como fazer”e “o que fazer” na quarentena. O interesse pelo termo “como fazer” está em seu recorde desde 2004, início da série histórica do Google Trends.
O interesse por receitas no Brasil está em seu nível mais alto desde o início da série histórica do Google Trends (2004). Estão em nível recorde os seguintes termos relacionados: “como fazer pão”, “como fazer bolo”, “como fazer panqueca”, “como fazer estrogonofe” e “como fazer brigadeiro”.
Não só o trabalho remoto, mas a necessidade de conexões sociais, fez com que plataformas de videoconferência atingissem pico de buscas no mundo. No mês de março, o interesse de busca por videoconferência em todo o mundo foi três vezes maior que a média global dos últimos anos 16 anos.
O interesse por curso online está em seu nível mais alto de todos os tempos.
No Brasil, tempo livre em casa quer dizer principalmente consumo de conteúdo. A pesquisa que o Google também revelou que a principal atividade no neste tempo durante a quarentena é assistir filmes e séries (46%), ouvir música (26%), ler livros (22%) e jogar videogame (19%).
Na Busca do Google, isso se reflete em 50% mais interesse por serviços de streaming entre 21 e 30 vs 11 a 20 de março. Entre as categorias de Varejo, games (+37%), brinquedos (+16%) e livros (+15%) são as que tiveram maior interesse nas buscas na semana do dia 28 de março em comparação com a média das primeiras semanas do ano.