Melhor jogador do mundo em 2013, artilheiro e campeão da Liga dos Campeões e classificado para a Copa do Mundo deste ano. Além de todos os seus méritos esportivos, Cristiano Ronaldo também tem o que comemorar fora dos campos. De acordo com uma pesquisa da Repucom, valendo-se da ferramenta Celebrity DBI (Davie-Brown Index), que mensura a percepção do público sobre um astro, o português é o jogador de futebol mais “vendável” para marcas.
De acordo com a pesquisa, Ronaldo tem a marca mais forte do futebol, à frente de Lionel Messi e Gerard Piqué, que completam o pódio (veja ranking abaixo). O luso garantiu 83,87% de reconhecimento global e, em mercados como Itália, Espanha e Argentina, 95%. Em relação a ser um trendsetter – ditador de tendências dentro do esporte –, o camisa 7 do Real Madrid tem 82,45% de reconhecimento. Tais dados o deram um “score” de 79,49 na escala DBI.
Tido como a maior transferência da história do futebol (uma vez que as cifras da compra de seu colega de equipe Gareth Bale nunca foram confirmadas), Cristiano Ronaldo faz ótimo uso deste seu potencial de marketing. Ele acumula patrocinadores como Emporio Armani, Herbalife, KFC, Samsung, Emirates Airlines e Nike, esta última tem uma linha de produtos dedicadas a CR7 e pagaria ao astro US$ 9,5 milhões de dólares ao ano. “Ronaldo é o sonho de qualquer patrocinador. Além do valor para sua equipe, ele é muito importante para as marcas que o apoiam. O seu poder comercial é reforçado nas mídias digitais, já que ele tem 82 milhões de fãs no Facebook e 26 milhões de seguidores no Twitter”, afirmou Paul Smith, fundador e CEO da Repucom.
Em segundo lugar aparece o rival Messi, que além de concorrer com Cristiano Ronaldo dentro de campo, também vê seus patrocinadores em disputa direta com os do luso, casos de Adidas, Turkish Airlines e Dolce & Gabbana. Atleta mais bem pago do mundo (salário de US$ 27,5 milhões por ano), o argentino teve 75,87 pontos DBI, com 76,07% de global awareness. Completa o pódio o espanhol Gerard Piqué, com 62,8 pontos DBI e 58,09% de awareness global. O defensor é impulsionado também pelo “fator Shakira”, uma vez que o fato de ser casado com uma grande cantora pop também joga a favor de sua reputação com as marcas.
Entre os 10 atletas com marca mais poderosa e maior repercussão do futebol, sete são atacantes (além de Messi e Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Henry, Fernando Torres, Rooney, Neymar). Há apenas um meio-campista (Iniesta), um zagueiro (Piqué) e um goleiro (Casillas), todos espanhóis.
A atual campeã da Copa do Mundo tem quatro representantes na lista, enquanto Portugal, Argentina, Suécia, Inglaterra, França e Brasil têm apenas um cada. Seis desses astros atuam no Campeonato Espanhol – mais especificamente em Real Madrid e Barcelona. Dois estão em times ingleses, enquanto França e Estados Unidos abrigam um cada. Dois dos atletas com marca mais poderosa não virão ao Brasil: Ibrahimovic, já que sua Suécia não se classificou; e Henry, já veterano e afastado da seleção francesa – mas ainda assim ativo para seus patrocinadores.
Em relação a empresas de material esportivo, a Nike está na frente: seis destes atletas possuem contrato com a marca americana, contra três da Adidas e um da Puma. “Patrocínios a jogadores de futebol têm uma maneira poderosa de criar conexão emocional com as marcas. A estrela pode não apenas aumentar o brand awareness, mas criar uma conversa sobre os produtos e aparecer em momentos cruciais para o sucesso da companhia”, disse Paul Smith.
O sistema Davie-Brown Index foi criado pela The Marketing Arm, agência de promoção do grupo Omnicom que recentemente se aliou à Repucom. A pesquisa levou em consideração percepções de um público entre 16 e 69 anos em 13 países, o que representa um montante de 1,5 bilhão de pessoas.
Brasileiro
Neymar está na sétima colocação do estudo, com 59,36 pontos DBI e 53,33% de global awareness, além de aproximadamente 22 milhões de fãs no Facebook e 11 milhões de seguidores no Twitter. O atleta é o único brasileiro no ranking e o atleta mais jovem da lista (22 anos), e como se transferiu para o Barcelona apenas na última temporada, sua marca ainda carece de internacionalização – fator que já está sendo fortemente trabalhado. Segundo o estudo, o contrato de Neymar com a Nike gira em torno de US$ 7 milhões anuais e é válido por mais 11 anos.
Os próximos passos da parceria entre a marca e o atacante são promissores: o modelo de chuteiras Hypervenom, que substituiu a tradicional Total 90 no portfólio da empresa americana, foi feito especialmente para o brasileiro, maior embaixador desta linha. Neymar ainda tem contrato com 10 outros patrocinadores, tais como Red Bull, Panasonic, Claro, Tenys Pé, Lupo, Guaraná Antarctica, Unilever, Volkswagen, Santander e Baterias Heliar.