Com o objetivo de descobrir o que atrai mais o consumidor em anúncios de carros, a empresa norte-americana de mídia programática Rocket Fuel realizou um estudo que analisou 367 campanhas de diversas marcas automobilísticas em anúncios digitais. A principal conclusão é que peças que destacam consumo de combustível e segurança chegam a ser 246% mais eficazes na hora de chamar a atenção das pessoas. Ressaltar prêmios dados ao veículo também aumenta 104% a possibilidade de um anúncio ser visto.
Além disso, o relatório afirma que, em relação às cores, apesar de grande parte das propagandas utilizarem carros vermelhos (22%) e cinzas, as mais eficientes são as que expões modelos azuis ou verde, com eficácia de 120% a 131% mais alta. No caso da cor do fundo, tanto o público e os publicitários concordaram que a cor mais utilizada é o branco (47%), com uma eficácia de 31% maior do que a média da indústria.
A pesquisa também mostra que anúncios que mostrar um rosto humano dentro do carro melhora em 42% a eficiência de uma publicidade. Ao contrário do que se supõe, as propagandas que não mostram o veículo em si atingem 35% mais conversões do que a média da indústria.
Em relação a preços e ofertas, o estudo diz que os anúncios funcionam melhor quando apresentam o preço, mas no caso de ofertas e descontos isto só vale quando são por tempo limitado.
A pesquisa ainda sugere que o ideal é posicionar o logotipo da marca no canto superior esquerdo. Segundo a Rocket Fuel, isso chega a aumentar 86% da eficácia de uma propaganda, apesar de a maioria das empresas colocarem o logo no canto inferior direito, o que reduz em 34% a eficiência.
Dentro da estratégia call to action, o apelo “Construa você mesmo”, em que os consumidores têm a chance de personalizar o veículo, é 106% mais eficaz do que a média. Já a mensagem “Compre agora” aumenta a eficácia da campanha em 40%, enquanto que “Encontre o seu” aumenta em 12%. A chamada “Detalhes do veículo” aumenta apenas em 4% as chances de o anúncio ser eficiente.