A notícia, publicada na quinta-feira, 14/3, era perfeita. Um dos principais portais de notícias de Belo Horizonte reportou o pedido do autointitulado ‘Embaixador cósmico’, Walmir de Souza Marques, à Câmara Municipal de BH que o centro da cidade fosse liberado para pouso de disco voador.
Você não vai negar que os pórticos e os anéis arquitetônicos do Mineirão lembram nossas referências terráqueas de discos voadores. Click! Nasceu assim o insight. Diante da dificuldade do embaixador cósmico em liberar tal pouso, decidimos dar uma ajuda. Acender as luzes de led coloridos do Mineirão para tentar os “contatos imediatos de terceiro grau”, e assim, representar algo que os mineiros têm de melhor: a hospitalidade!
Na manhã da sexta-feira, o @mineirao entrou no assunto respondendo a notícia do portal através do Twitter: @mineirao: “Alô, Marciano, aqui quem fala é o Mineirão. Hoje à noite, vamos acender os leds para estabelecer comunicação com a espaçonave. Como bom mineiro, vamos deixar tudo pronto para o pouso. Tem pão de queijo e tropeiro. Estamos prontos para todo tipo de evento, ATÉ os intergalácticos.”
ALÔ, ALÔ, MARCIANO! Comunicação com os LEDS iniciada. Só chegar! (Colocamos essa música porque sim!) 😂😂😂 pic.twitter.com/d6qW4yjXtm
— Estádio Mineirão (@Mineirao) March 15, 2019
Rapidamente, outros veículos de comunicação repercutiram a nossa oferta. Estimulados pelas métricas de trending topics e cliques nos portais o assunto foi ganhando relevância. Nosso conteúdo estava entre as notícias mais lidas do dia, e se espalhava também nos grupos de WhatsApp!
A ação extravagante preenchia muitos pré-requisitos do nosso planejamento estratégico de comunicação: somos uma arena multiuso pronta para qualquer tipo de evento, somos o espaço mais democrático do Brasil, representamos os valores e o orgulho de oferecermos a hospitalidade Mineira, recebemos bem toda e qualquer torcida, inclusive as visitantes, e claro, adoramos conversar nas redes sociais!
Aliás, a comunicação eficiente está ai. As marcas devem se alinhar, se posicionar sobre temas locais e globais. As redes sociais oferecem a oportunidade de falarmos abertamente sobre temas polêmicos, sérios e divertidos. O sucesso está na capacidade de chamar para si a atenção das pessoas conversando sobre determinado assunto com os mais diversos alcances, aqui no nosso caso, intergaláctico!
Operacionalmente, o evento também atendia à uma necessidade constante de geração de fluxo para os bares do entorno do estádio, na Esplanada, que ficam abertos ao público diariamente com acesso gratuito. Convidamos então os terráqueos que fossem curtir nosso espaço com um show de luzes e uma playlist inspirada em filmes e músicas sobre óvnis! Bingo! Custo adicional: zero.
Na noite do dia 15 de março, cumprimos a promessa! O Mineirão se acendeu numa sequência de movimentos de luzes e cores ao som de clássicos do cinema como a trilha de E.T, do Spielberg, ou “Alô, alô marciano” de Elis Regina. Além de proporcionarmos entretenimento às pessoas, somos assunto positivo nas redes e capa dos principais jornais impressos de Belo Horizonte, hoje.
Cabe ressaltar que, até o momento, não detectamos nenhuma comunicação espacial em resposta ao nosso chamado de ontem. Para a data anunciada de pouso da espaçonave, 20/7, há três grandes eventos agendados: um festival de música eletrônica, um grande show de música sertaneja e também um grande evento esportivo de crossfit, em espaços diferentes do Mineirão. Ótimas oportunidades de integração entre terráqueos e visitantes intergalácticos!
Samuel Lloyd é diretor do Mineirão