O Cannes Lions revelou os resultados da primeira edição do The Global Creativity Report, lançado este ano pela organização do festival e que traz os mais premiados no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. O relatório contém rankings com os países, as marcas, agências de publicidade e profissionais mais criativos, análises e insights, a partir dos resultados das premiações nos últimos Cannes Lions, Lions Health e Lions Innovation.
Entre os países com maior número de prêmios, o Brasil ocupa o top 3: os Estados Unidos lideram, à frente do Reino Unido, que é seguido pelo Brasil. O país, no entanto, caiu uma posição em relação ao ranking de 2014, quando ocupava o segundo lugar. No ranking de Rede Regional do Ano, a BBDO ocupa o primeiro lugar na Ásia Pacífico, enquanto a DDB ocupa o posto nos Emirados Árabes. Já na América do Norte a Grey é a número um e a Ogilvy & Mather lidera na América Latina como a rede mais criativa.
No ranking das cidades mais criativas estão no top 4 Nova York, Londres, São Paulo e Paris, que repetem a performance de 2014. Já Los Angeles caiu do quinto lugar para a 17ª posição, enquanto Chicago saiu do top 20 do ano passado para a sexta posição em 2015.
A Procter&Gamble foi considerada a marca mais criativa pelo The Global Creativy Report, seguido pela Samsung, Nike, Unilever e Burger King. Geigo, Under Armour e Optus ocupam o top 20 pela primeira vez.
“Com mais de 40 mil inscrições de 94 países, o Cannes Lions é o parâmetro da criatividade global. O relatório cobre tendências e highlights da criatividade mundial. Esperamos que o The Global Creativy Report ajude a apontar o futuro da indústria”, disse Philip Thomas, CEO, Lions Festivals.