O diretor-executivo Claudio Oporto, Carol e Proença, Erica e o diretor de canais Ivon Neves

 

Fundada em 2011, a Eudora, marca do Grupo Boticário, entra na briga do mercado de produtos para cuidado dos cabelos no próximo mês. A partir do dia 15 de abril, os produtos da linha Siàge, composta por 36 itens divididos em funções de tratamento e finalização, estarão disponíveis às consumidoras de todo o país.

Com o lançamento, o mais importante do ano para a marca, a Eudora marca presença forte e planeja abocanhar boa parte de um mercado que não para de crescer. “O Brasil é o segundo país do mundo em consumo de produtos para os cabelos, perdendo apenas para os Estados Unidos. É esperado, inclusive, que em 2015 ele chegue à primeira posição. Estamos falando de um setor que responde por 24% do que é vendido em cosméticos anualmente por aqui. O cuidado que as mulheres orientais dedicam à pele, colaborando para lotar as prateleiras das lojas e supermercados com inúmeras fórmulas e cremes, as brasileiras têm com os cabelos”, afirma Paulo Roseiro, gerente de categoria da Eudora.

Como diferencial para chegar à disputa já com alguma vantagem, os produtos prometem ação profissional a preço acessível. A “promessa”, segundo Marcos Proença, cabeleireiro de diversas modelos e celebridades e parceiro da marca na empreitada, é realista. “Foram três anos de pesquisas e testes, aliados à alta tecnologia. Muitas clientes já experimentaram os produtos e comprovaram sua eficácia”, garante.

Os preços são competitivos, com shampoos a partir de R$ 14,90 e condicionadores entre R$ 16,90 e R$ 18,90. No geral, os preços variam de R$ 14,90 a R$ 34,90. “Certamente faremos barulho no mercado. Enquanto os produtos de entrada, mais comuns, são vendidos entre R$ 7 e R$ 9, os profissionais custam de R$ 80 para cima. Para cuidado e manutenção de seus fios, a brasileira investe mensalmente uma média de R$ 150, um total bastante alto se considerarmos o valor do salário mínimo. Acima de tudo, queremos ser acessíveis”, salienta Roseiro.

Todos os produtos contam com tecnologia Affinité 3D, desenvolvida em parceria com o Provital Group, centro de pesquisa espanhol especializado em cabelos. O processo foi criado para permitir a liberação controlada e prolongada dos princípios ativos até a camada mais profunda do fio, formando uma película protetora. Além de shampoos e condicionadores, há fluído para desembaraço e brilho, modelador de cachos, máscara reconstrutora e de tratamento, sérum, ampolas, cremes para pentear, leave in, sprays para volume e fixação em diferentes níveis e powder, bastante consumido internacionalmente e ainda pouco explorado no Brasil, capaz de dar textura e corpo aos fios.

Para a criação da Siàge, a Eudora conversou com mais de 230 mulheres e realizou mais de 200 testes, envolvendo uma equipe com mais de 200 pessoas. O processo teve início ainda em 2011 e os últimos dois anos foram destinados ao desenvolvimento dos produtos. As representantes da marca participaram de um pré-lançamento e também foram incentivadas a experimentar a novidade. Segundo Erica Pagano, diretora de marketing da Eudora, os resultados referentes aos pedidos das representantes já superaram as expectativas.

Campanha

Para anunciar o lançamento, a Eudora promoveu um evento na capital paulista, nesta quinta-feira (20), com a presença de executivos; de Proença, que acompanhou o processo desde o início; e da atriz Carol Castro, que demonstrou o resultado de alguns dos produtos. Tanto o hair stylist quanto a atriz, no entanto, não participam da campanha para divulgação da Siàge (nome derivado do francês “sillage”, referência ao rastro de um perfume).

Desenvolvida pela Santa Clara, a estratégia é completamente digital, capitaneada por oito programetes semanais a serem exibidos nas páginas oficiais da marca a partir de 17 de abril. “Queremos que as consumidoras identifiquem rapidamente a praticidade da linha e os resultados oferecidos. Para isso, contamos com a ajuda da Camila Coelho, nossa ‘domadora de cabelos’, que comandará os filmes e dará dicas”, conta Erica.

Também a partir de abril, mas ainda sem data definida, a marca estreia sua nova campanha geral, com Siàge inserida no conteúdo. As peças, igualmente elaboradas pela Santa Clara, estarão em TV, revista, rádio e internet. “Vamos simplificar a mensagem e exaltar o poder feminino, ao invés de sensualidade. Falamos com mulheres que não se contentam com pouco e vão atrás do que lhes interessa na vida. Realizamos uma pesquisa como mais de 950 consumidoras de todo o país. Esses resultados orientam nossa estratégia”, finaliza a executiva.