A peça criada pela Euro RSCG Contemporânea para a ABA Rio, que divulgou o I Fórum ABA Marketing in Rio Internacional – realizado em 24 e 25 de maio, na capital carioca –, são o centro de uma nova polêmica.
O designer e diretor de arte Leo Conrado, sócio da Gecko – empresa especializada em adesivos decorativos –, acusa a agência de ter copiado um de seus trabalhos: a reprodução, em traço, de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. “Um amigo meu viu um outdoor na rua e me avisou que tinha um desenho muito parecido com um dos meus. Eu esperava algo semelhante, mas quando recebi a foto vi que era praticamente meu trabalho, com um ou outro detalhe acrescentado”, reclama Conrado.
O designer lembra o desenho foi feito há cerca de um ano, já tendo sido comercializado para diversos clientes. Citando já ter atuado no escritório carioca da DM9DDB, ele destaca: “Sei bem como funciona isso dentro de uma agência. Mas a diferença entre pegar uma referência na internet e copiar um trabalho é enorme e muito prejudicial, no segundo caso”.
Sérgio Azevedo, presidente da ABA Rio, ressalta que foi postado no Twitter da entidade, assim que soube do fato, que a mesma estava investigando o caso diretamente com a Euro RSCG Contemporânea. Fez questão, porém, mesmo antes de uma resposta, de declarar seu apoio à parceira. “A Euro é uma multinacional conceituada e não faria algo assim conscientemente. Eles estão verificando com os criativos para ver o que aconteceu e em breve divulgarão uma nota. Acredito que, se há semelhança, não foi intencional. E independentemente deste episódio, ela merece nossa confiança e continua sendo nossa agência”, afirma.
A Euro RSCG Contemporânea também foi procurada. Apesar de confirmar o conhecimento do caso, preferiu, até a publicação desta nota, não se posicionar a respeito.
por Karan Novas