O e-commerce foi o principal tema debatido durante o segundo painel da FGV Marketing Day, que acontece nesta quarta-feira (7), em São Paulo. Os professores da instituição, Leandro Guissoni e Tânia Veludo, foram os responsáveis pela apresentação do assunto e deram uma dimensão do segmento no país.
De acordo com os especialistas, o Brasil gastou no ano passado, por exemplo, US$ 13 bilhões em e-commerce, o que representou um aumento de 25% em relação ao ano anterior. O país, no entanto, é responsável por 53,3% das vendas de comércio eletrônico da América Latina. “Um bom exemplo de índice de conversão no Brasil é o UOL, o que pode ser resultado da parceria que a empresa fez com o Deezer, plataforma musical, recentemente”, lembra Tânia Veludo.
Já Leandro Guissoni resumiu a atual situação do e-commerce no país em três palavras. “Estamos vivendo atuando três pontos importantes, que são o crescimento do segmento, a captação e a busca por rentabilidade”, diz. Pelo lado do consumidor, Guissoni afirmou que “existe uma busca por parte dele do que há de melhor em cada e-commerce”.
Pensando em marcar território no universo online, a Natura criou a Rede Natura, que proporciona à consultora uma página personalizada. “A Rede Natura tem como objetivo aproximar o físico do digital”, explica Murilo Boccia, diretor de CRM da Natura. “Com a Rede Natura, a consultora se relaciona com o consumidor, convida outros para o site e, claro, recomenda os produtos”, completa.
Boccia contou ainda que existe um trabalho de bastidores para cada consultora. “Temos uma equipe que interpreta os dados do Analytics e que envia informações imprescindíveis para a consultora”, revela.